<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:201-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">201-1</td><td><b>Produo de novas tecnologias na implementao da ateno primria de sade no Par</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira </u> (UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR) ; Alcindo Antonio Ferla (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Aderli Goes Tavares (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Ana Paula Gonalves (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Ceci Baker (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Domingas Alves de Souza (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Maria Liracy Tavares (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Maria Silvia Martins Comar Leal (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Rosngela Cecim Albim (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Suely Fernandes (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Vanja Bezerra (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) ; Vanderlcia Pontes (SESPA - SECRETARIA DE ESTADO E SADE PBLICA DO PAR) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>As desigualdades regionais refletem diretamente no acesso aos servios de ateno sade. No caso do Estado Par atualmente os dados apontam para uma cobertura do Programa de Sade da Famlia de aproximadamente 40% e uma cobertura da Assistncia Mdica fora da capital e dos municpios acima de 100 mil habitantes de apenas 25% da populao. Para contribuir na reorientao dos sistemas municipais de sade do Par, e conseqentemente na implementao do SUS, instituiu-se o Plano de Valorizao e Fortalecimento da Ateno Primria cujos componentes de educao permanente e humanizao se constituem no curso de Educao Permanente a Estratgia Sade da Famlia. O desenho da poltica tem como elementos duas dimenses estratgicas: o repasse fundo-a-fundo de forma descentralizada e de acordo com metas pactuadas entre os gestores do SUS e o processo de educao permanente que pretende atingir a totalidade das equipes de Sade da Famlia (PSF), Sade Bucal (ESFSB) e Agentes Comunitrios de Sade (ACS) do Estado. Para o bom desempenho da estratgia, h que se investir na qualificao das equipes, para que sua implantao implique na mudana do modelo assistencial hegemnico-curativo, e nas prticas de sade. Dessa forma, o principal desafio promover a qualificao dos indicadores e possibilitar a aproximao do ensino-servio, assegurando um melhor desempenho das equipes (PSF, ESFSB, ACS), dos atores, docentes e discentes, que atuam na formao e no desenvolvimento de prticas e aes de sade de forma integral e permanente. O estabelecimento de vnculos de compromisso, de co-responsabilidade entre os profissionais de sade e a populao e de prticas de cuidado que considerem a realidade contextual das famlias, seus territrios e campos social, como locus privilegiado de problematizao do processo sade doena, so imprescindveis consolidao da ateno sade. Alm disso, a intersetorialidade constitui-se elemento primordial tanto para a implementao do curso, como para as aes de sade. Debater os passos dessa estratgia inovadora pode contribuir para a consolidao de uma poltica de ateno primria mais equnime, que possibilite novas intervenes no sistema de sade e a produo de novas tecnologias, quer no mbito da seleo de indicadores adequados realidade locorregional, quer na produo de metodologias ativas que contribuam para a consolidao dos processos de educao permanente no Brasil e no Par.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ateno primria, educao permanente em sade, poltica de sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>