9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:200-1



200-1A Cartografia como Instrumento de Inserção de Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família e Comunidade no Território e Planejamento de Ações na Atenção Básica.
Autores:Ana Carolina Lucena Pires (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Natália Maria Mesquita de Lima (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Sedruoslen Guelir Cavalcanti Costa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Lígia Maria Cabedo Rodrigues (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

A cartografia é um instrumento para o conhecimento do território, embasada pelas diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica, em que as ações em saúde devem ser orientadas à partir das necessidades existentes na área geográfica e população específicas. Esta ferramenta serve para dar suporte ao conceito de risco, em função das múltiplas possibilidades que oferta em localizar e visualizar populações, objetos e fluxos, além de permitir a ampliação da situação de saúde através da distribuição de indicadores sócio-econômicos, sanitários e ambientais. Teve como objetivo conhecer a realidade do Bairro e Unidades de Saúde da Família (USF) do Grotão e da Comunidade Maria de Nazaré para identificar as questões problemáticas e potencialidades a serem trabalhadas; orientar a inserção dos residentes neste contexto e construir um documento que sirva como instrumento de identificação da história e condições sociais para os moradores e profissionais envolvidos.Utilizou-se enquanto procedimentos metodológicos, a eleição da área do Grotão, Comunidade Maria de Nazaré e suas respectivas USF (em número de 4, no total), onde foram coletados dados das equipes e usuários; utilização de informações de jornais, internet, trabalhos acadêmicos e do Sistema de Informações da Atenção Básica (SIAB). As informações foram discutidas com o corpo de preceptores e tutores da Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade (RMSFC). Em seguida foram apresentadas às USF e comunidade, para reflexão conjunta das possibilidades de ação. Como resultado, a cartografia permitiu o conhecimento do território pelos residentes, além de orientar o planejamento das atividades de campo e núcleos específicos, resultando no desenvolvimento de projetos voltados às necessidades da comunidade. Alguns destes são: o exercício multiprofissional no grupo de gestantes para o incremento da assistência pré-natal; ampliação do cuidado à criança através da atuação em intercunsultas entre os núcleos de enfermagem, nutrição e educação físisca; educação Nutricional para hipertensos e diabéticos e Participação no Conselho Comunitário do bairro, contribuindo para o fortalecimento da atividade do controle Social, pelos moradores. A cartografia mostrou ser uma eficiente ferramenta para a inserção dos residentes no território e facilitação da orientação das linhas de trabalho a serem desenvolvidos, integrados com a equipe e comunidade.


Palavras-chave:  Cartografia, Ensino em Serviço, multiprofissionalidade