9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:199-1



199-1Avaliação da inserção dos residentes do UNIFESO nos cenários de prática – ótica do serviço
Autores:Adriana Nunes Chaves (UNIFESO - Centro Univeristário Serra dos Orgãos) ; Carla Alessandra Neves Maciel Berlim da Silva (UNIFESO - Centro Univeristário Serra dos Orgãos) ; Washington Sérgio Gonçalves Milezi (UNIFESO - Centro Univeristário Serra dos Orgãos) ; Luiz Guilherme Peixoto do Nascimento (UNIFESO - Centro Univeristário Serra dos Orgãos)

Resumo

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) desenvolve residência médica desde 1996 e residência multiprofissional desde 2002. O UNIFESO estabeleceu parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis para elaboração e execução do programa, buscando mudanças na formação de profissionais, no cuidado à saúde e na gestão. Esses programas fundamentam-se em aprendizagem baseada na prática profissional, na aprendizagem significativa com metodologia de excelência no treinamento de profissionais da saúde. O Ministério da Saúde reconhece e valoriza a formação dos profissionais, através do processo de qualificação para o trabalho, no sentido de contribuir decisivamente para a política nacional de saúde. O objetivo dessa pesquisa é avaliar a inserção dos residentes do UNIFESO nos diversos cenários de ensino-aprendizagem, conhecer as facilidades e fragilidades dessa inserção e analisar o processo de trabalho desenvolvido pelos residentes. É importante, portanto, conhecer na prática como vem se desenvolvendo a inserção dos residentes nos cenários, permitindo identificar problemas e propor soluções objetivando melhorar o nível de eficiência do seu desempenho e a eficácia dos seus resultados. O trabalho será desenvolvido nos diversos cenários de prática por onde passam os residentes. Os profissionais de nível superior (médico, enfermeiro, cirurgião-dentista e fisioterapeuta) lotados nos serviços, onde acontece a inserção, estarão respondendo a um questionário com perguntas fechadas e abertas. A pesquisa será quanti-qualitativa. Espera-se que os programas de residência possam promover integração de saberes e práticas, estratégias pedagógicas capazes de utilizar e promover cenários de aprendizagem com linhas de cuidado de modo a garantir formação integral e interdisciplinar, assim como uma melhor articulação entre a residência multiprofissional e a residência médica.


Palavras-chave:  Residência Médica, Residência Multiprofissional, Cenário de Ensino-Aprendizagem