9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:196-3



196-3Intervenções compartilhadas e visões multidimensionais podem resultar em práticas interdisciplinares integrais em saúde?
Autores:Vera R. M. Trentin (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Ananyr Porto Fajardo (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Agda Henk (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

O Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), Brasil, compreende doze unidades de atenção primária à saúde que são responsáveis pelo bem-estar de 125.000 moradores de Porto Alegre. As equipes interdisciplinares desenvolvem ações preventivas e curativas, de educação e promoção em saúde, além de encaminhamentos para atenção de média e alta complexidade. Desde 2004 residentes de seis profissões diferentes se juntaram às equipes interdisciplinares, desenvolvendo todas as atividades típicas da ênfase em Saúde da Família e Comunidade na Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC). Ao mesmo tempo, os profissionais das equipes começaram a atuar como preceptores, acrescentando o ensino às ações clínicas e comunitárias. Esta pesquisa almejou conhecer como residentes e preceptores percebem a integralidade da atenção na prática interdisciplinar desenvolvida nas unidades de saúde do SSC. Respondendo a uma entrevista semi-estruturada, os/as participantes da pesquisa descreveram suas atividades profissionais, expressaram seus conceitos sobre a prática em equipe e identificaram aspectos que facilitam ou dificultam atingir a integralidade na atenção à saúde. A análise de conteúdo das informações produzidas permitiu reconhecer a consideração da complexidade das necessidades em saúde pelos participantes e a crescente necessidade de adquirir uma visão multidimensional da realidade, de construir novos conhecimento baseados em contribuições de muitos campos e pontos de vista diferentes e desenvolver intervenções compartilhadas em nível individual, familiar e comunitário. Criar e fortalecer práticas interdisciplinares integrais pode produzir novos sentidos e efeitos para a produção de saúde com base na transformação de relações interdisciplinares para superar a segmentação do conhecimento, das intervenções em saúde e, por fim, da própria vida.


Palavras-chave:  Integralidade, Interdisciplinaridade