9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:196-2



196-2COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE?
Autores:Agda Henk (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Ananyr Porto Fajardo (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Vera R. M. Trentin (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

A Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC), Brasil, foi instituída em 2004 e está organizada em quatro serviços: Atenção ao Paciente Crítico, Oncologia-Hematologia, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental. Quarenta e um preceptores facilitam o programa de dois anos de duração junto a 112 residentes de 1º e 2º ano, oriundos de nove profissões diferentes. Todos os trabalhadores da saúde envolvidos devem desenvolver atividades educativas, além de seus procedimentos específicos em saúde, com os residentes. Este fato transformou o exercício da supervisão tanto em uma possibilidade como uma necessidade, além de uma oportunidade para aprender com os residentes e trocar conhecimento com colegas da mesma profissão, de outras áreas e de outros serviços. Esta investigação qualitativa objetivou analisar o conhecimento e a compreensão de supervisão por parte de preceptores vinculados ao Serviço de Saúde Comunitária, constituído por doze equipes formadas por profissionais de saúde e residentes de seis profissões atuando interdisciplinarmente. A análise de conteúdo das respostas de residentes e supervisores/as a uma entrevista semi-estruturada resultou em quatro categorias analíticas: (1) conceitos de supervisão; (2) oportunidades para supervisão interdisciplinar em serviço; (3) maneiras de oferecer supervisão interdisciplinar em equipes de atenção primária à saúde; e (4) aspectos que podem facilitar ou prejudicar o processo de supervisão interdisciplinar. Como a supervisão faz parte das atividades diárias da RIS/GHC, precisa ser aperfeiçoada pelos diferentes atores que a realizam em nível de atenção primária à saúde. Dependendo da formação do/a respondente, existem diferentes conceitos de supervisão, levando a atitudes e compreensões diversas de seu significado. A condição de residente ou profissional contratado possibilitou a expressão de visões distintas acerca de ocasiões e modos de supervisionar. O reconhecimento de aspectos facilitadores e obstáculos para seu exercício parece coincidir entre os participantes da investigação. A supervisão interdisciplinar no contexto da RIS/GHC pode ser aperfeiçoada e contribuir para a melhoria do processo de atenção à saúde, ensino e aprendizagem desenvolvidos em serviço; com isso a qualidade de vida de pacientes e usuários, de suas famílias e da comunidade seria beneficiada.


Palavras-chave:  Atenção primária à saúde, Interdisciplinaridade, Supervisão em serviço