9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:194-1



194-1Programa Saúde na Escola: a residência integrando a saúde e a educação
Autores:Adriana Guimarães da Silva (ESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde Pública) ; Daiana Lucio (ESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde Pública) ; Gabriel Correa Trevizan (ESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde Pública) ; Fernando da Mota Figueredo (ESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde Pública) ; Renata Pires Goulart (ESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde PúblicaESP - Escola de saúde Pública) ; Liese Ilha (HMV - Hospital Moinhos de VentosHMV - Hospital Moinhos de VentosHMV - Hospital Moinhos de VentosHMV - Hospital Moinhos de Ventos)

Resumo

Caracterização do problema: As atividades na escola têm o objetivo de integrar os campos da saúde e da educação como proposição de uma política intersetorial, na perspectiva da atenção integral à saúde de crianças e adolescentes no ensino básico público. Atividades na escola também fazem parte do programa proposto pela Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na ênfase de atenção básica. No território adstrito da Unidade Básica de Saúde Morro da Cruz (UBS 8), em Porto Alegre, a comunidade conta com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com a qual a equipe da UBS mantém vínculo para desenvolvimento de ações em saúde. Entre as áreas temáticas propostas pelo Programa Saúde na Escola, as ações desenvolvidas pela UBS 8 foram direcionadas na temática de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. Descrição da experiência: Durante o ano de 2009, foi pactuado com orientadora educacional da escola que as atividades seriam desenvolvidas em torno de 3 eixos: cidadania, sexualidade e auto-cuidado, cada qual realizado com as seguintes faixas etárias, respectivamente: 6 a 10 anos (1º ciclo) , 10 a 12 (2º ciclo), 12 a 15 (3º ciclo). A equipe dividiu-se para a realização das atividades de modo que cada grupo ficou responsável por um eixo. No eixo cidadania, foi planejado abordar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), violência, valores e drogas. Quanto ao autocuidado, abordou-se os temas: higiene, alimentação e saúde bucal. Já no eixo sexualidade, os temas foram gênero, corpo, métodos contraceptivo, gravidez e Doenças Sexualmente Transmissíveis. Efeitos alcançados: Houve fortalecimento na relação entre a saúde e a educação, promovendo a comunicação entre os serviços. A atividade contribuiu para promoção da cidadania e dos direitos humanos, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes e proporcionando aos trabalhadores da saúde conhecerem os alunos e suas demandas. Recomendações: As atividades devem ser elaboradas conforme a necessidade dos alunos e integradas com a faixa etária. A participação dos professores é importante tanto na fase de programação das atividades como na aplicação, devido ao vínculo e ao conhecimento dos alunos. Devem-se organizar atividades contínuas, intersetoriais e práticas para a participação do público. As atividades devem ser monitoradas e avaliadas permanentemente com o auxilio dos professores e alunos para o melhor aproveitamento.


Palavras-chave:  Saúde na Escola, integração saúde e educação, intersetorialidade