192-2 | Prevenção e práticas na saúde: Psicodrama como meio de intervenção na Saúde da Família | Autores: | Milena Takamiya Sugahara (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaUNESP-CAMPUS MARÍLIA - Faculdade de Filosofia e Ciências) ; Guilherme Barbosa Shimocomaqui (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Ana Carolina V. Pereira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Ana Paula Fakhouri (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Simone Carvalho dos Santos (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) |
Resumo O dia Mundial de Luta Contra a Aids é uma data que serve para reforçar a solidariedade, discutir a falta de conhecimento e promover o debate sobre o preconceito e a discriminação contra as pessoas soropositivas. Como residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Faculdade de Marília-SP, decidimos realizar uma intervenção com o tema HIV-Aids, utilizando a abordagem psicodramática e tendo como público alvo os adolescentes da área de abrangência de uma das Unidades de Saúde da Família de atuação. A determinação da clientela partiu de uma reunião de equipe, na qual foi relatado que adolescentes retiravam pílula anticoncepcional na unidade, mas não retiravam os preservativos, fato que nos fez concluir a necessidade de se trabalhar os diversos níveis de prevenção. Para divulgação foram confeccionados cartazes e convites, distribuídos durante as visitas domiciliares e consultas.A primeira etapa da intervenção foi de apresentação dos participantes. Na segunda, os participantes foram convidados a levantarem e circular pela sala recolhendo palavras e figuras que estavam espalhadas e relacionavam-se com o tema. Essa etapa teve como objetivo estimular a participação ativa do adolescente na construção do encontro e deixar com que os temas surgissem de suas reais necessidades.Durante a terceira etapa, os adolescentes apresentaram as palavras e/ou figuras escolhidas e relataram os motivos que os levaram àquelas escolhas, constituindo um momento para levantar e discutir temas e dúvidas. Na quarta etapa, o grupo construiu a história de um personagem soro positivo. Assim, puderam realizar o teatro espontâneo entre os integrantes do grupo, vivenciando entre si diversas situações, tais como: o momento do contágio, sentimentos vividos na descoberta de ser soro positivo e preconceitos sofridos. Assim, o grupo refletiu sobre as questões levantadas na segunda etapa e colocaram em prática durante o teatro espontâneo a empatia, a tele, a espontaneidade e a criatividade, fatores essenciais para que o encontro psicodramático ocorra. Encerramos s intervenção com a reflexão sobre os sentimentos experimentados naquele espaço, ressaltando a importância da prevenção e os reflexos do preconceito na vida de uma pessoa.Verificou-se, com esta proposta, a possibilidade de desenvolvimento de um trabalho de intervenção coletiva, propiciando o fortalecimento de ações de prevenção e promoção na atenção primária à saúde, dentro da Estratégia Saúde da Família. Palavras-chave: adolescência, prevenção, aids/HIV |