9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:192-1



192-1O “ser residente” na Faculdade de Medicina de Marília: a experiência da metodologia ativa de ensino-apredizagem na formação profissional em saúde da família
Autores:Milena Takamiya Sugahara (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MaríliaUNESP-CAMPUS MARÍLIA - Faculdade de Filosofia e Ciências) ; Guilherme Barbosa Shimocomaqui (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Ana Carolina V. Pereira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Ana Paula Fakhouri (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília) ; Simone Carvalho dos Santos (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília)

Resumo

O dinamismo histórico da trajetória da saúde no Brasil tem promovido a necessidade de formação de profissionais críticos-reflexivos, que principalmente acompanhem o processo de modificações e transformações das estruturas de cuidado à saúde individual, coletiva e a gestão do processo de trabalho para a efetivação e melhoria das políticas em saúde, como a Estratégia Saúde da Família. Engendra-se em caráter intersetorial entre o Ministério da Saúde e o da Educação com o intuito de estabelecer um contigente profissional adequado à característica da contemporaneidade, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF). Dentro da Unidade de Saúde da Família o processo de formação em serviço, faz o uso constante da metodologia ativa de ensino-aprendizagem (MAEA), tanto em consultas individuais, como em cuidados coletivos e nos processos de gestão, incita-se a reflexão, problematiza-se, faz o recorte para o estudo, volta-se a prática, de forma diferenciada, transformadora, ética e cidadã. São reservados espaços como a tutoria, em que o aluno e o tutor visam a prática em serviço, sendo realizado nas Estratégias Saúde da Família, o laboratório de prática profissional (LPP), em conjunto com a academia e os residentes multiprofissionais, divididos em pequenos grupos, com o cerne na indissociabilidade entre prática-teoria e a reflexão do processo de trabalho e de cuidado à saúde, a supervisão de território, atividade que integra residentes, tutores e academia, trabalha com questões relativas à prática profissional, à academia e às efetivações práticas do processo metodológico dentro do trabalho. Há ainda a preceptoria, na qual cada área de formação específica trabalha com o processo de ação, reflexão e ação de cada competência profissional. A disposição curricular do PRMSF tem como essência a utilização da MAEA, processadas com base na aprendizagem baseada em problemas (ABP) e na problematização, articula a comunidade, a universidade e o serviço, valoriza os autores envolvidos no processo através da construção coletiva, considerando os mais diferentes conhecimentos possíveis, possibilita a autonomia de pensamento, o trabalho em equipe, tem como ponto de partida a realidade social, que gera novos desdobramentos a partir da dialética, estimulando o pensamento crítico-reflexivo, a destreza frente a problemas dinâmicos e responsabilidade do estudante pela sua aprendizagem, que se transforma em um círculo contínuo de avaliação e educação permanente.


Palavras-chave:  educação profissional, metodologia ativa de ensino-aprendizagem, Residência Multiprofissional em saúde