<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:192-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">192-1</td><td><b>O  ser residente na Faculdade de Medicina de Marlia: a experincia da metodologia ativa de ensino-apredizagem na formao profissional em sade da famlia</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Milena Takamiya Sugahara </u> (FAMEMA - Faculdade de Medicina de MarliaUNESP-CAMPUS MARLIA - Faculdade de Filosofia e Cincias) ; Guilherme Barbosa Shimocomaqui (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Giovanna Carvalho de Oliveira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Ana Carolina V. Pereira (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Ana Paula Fakhouri (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) ; Simone Carvalho dos Santos (FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marlia) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O dinamismo histrico da trajetria da sade no Brasil tem promovido a necessidade de formao de profissionais crticos-reflexivos, que principalmente acompanhem o processo de modificaes e transformaes das estruturas de cuidado sade individual, coletiva e a gesto do processo de trabalho para a efetivao e melhoria das polticas em sade, como a Estratgia Sade da Famlia. Engendra-se em carter intersetorial entre o Ministrio da Sade e o da Educao com o intuito de estabelecer um contigente profissional adequado caracterstica da contemporaneidade, o Programa de Residncia Multiprofissional em Sade da Famlia (PRMSF). Dentro da Unidade de Sade da Famlia o processo de formao em servio, faz o uso constante da metodologia ativa de ensino-aprendizagem (MAEA), tanto em consultas individuais, como em cuidados coletivos e nos processos de gesto, incita-se a reflexo, problematiza-se, faz o recorte para o estudo, volta-se a prtica, de forma diferenciada, transformadora, tica e cidad. So reservados espaos como a tutoria, em que o aluno e o tutor visam a prtica em servio, sendo realizado nas Estratgias Sade da Famlia, o laboratrio de prtica profissional (LPP), em conjunto com a academia e os residentes multiprofissionais, divididos em pequenos grupos, com o cerne na indissociabilidade entre prtica-teoria e a reflexo do processo de trabalho e de cuidado sade, a superviso de territrio, atividade que integra residentes, tutores e academia, trabalha com questes relativas prtica profissional, academia e s efetivaes prticas do processo metodolgico dentro do trabalho. H ainda a preceptoria, na qual cada rea de formao especfica trabalha com o processo de ao, reflexo e ao de cada competncia profissional. A disposio curricular do PRMSF tem como essncia a utilizao da MAEA, processadas com base na aprendizagem baseada em problemas (ABP) e na problematizao, articula a comunidade, a universidade e o servio, valoriza os autores envolvidos no processo atravs da construo coletiva, considerando os mais diferentes conhecimentos possveis, possibilita a autonomia de pensamento, o trabalho em equipe, tem como ponto de partida a realidade social, que gera novos desdobramentos a partir da dialtica, estimulando o pensamento crtico-reflexivo, a destreza frente a problemas dinmicos e responsabilidade do estudante pela sua aprendizagem, que se transforma em um crculo contnuo de avaliao e educao permanente.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao profissional, metodologia ativa de ensino-aprendizagem, Residncia Multiprofissional em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>