9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:191-3


Poster (Painel)
191-3Cartografia da Integralidade no Grupo Hospitalar Conceição
Autores:Maristela Vargas Losekann (HNSC - Hospital Nossa Senhora da Conceição)

Resumo

O glossário do HumanizaSUS aborda o termo integralidade como sendo um dos princípios constitucionais do SUS que garante ao cidadão o direito de acesso a todas as esferas de atenção em saúde, contemplando desde ações assistenciais em todos os níveis de complexidade, ou seja, da continuidade da assistência até atividades inseridas nos âmbitos da prevenção de doenças e de promoção da saúde. Prevê-se, portanto, a cobertura de serviços em diferentes eixos, o que requer a constituição de uma rede de serviços e integração de ações, capaz de viabilizar uma atenção integral. Por outro lado, cabe ressaltar que por integralidade também se deve compreender a proposta de abordagem integral do ser humano, superando a fragmentação do olhar e intervenções sobre os sujeitos, que devem ser vistos em suas inseparáveis dimensões biopsicossociais. Ocorre que, algumas vezes, quando pensamos no termo e na sua aplicabilidade, pensamos na segunda abordagem, que seria um atendimento integral do usuário. Esse trabalho busca evidenciar de que forma a integralidade é abordada no GHC, uma vez que, ao considerarmos o conceito a partir desta, olhamos para as nossas ações individuais e na outra, nos voltamos para as relações complexas que envolvem o processo saúde/doença, ou seja, pensamos na rede e também nos inserimos nela. Então, nós trabalhadores da saúde podemos ser vistos como os cartógrafos, trabalhadores que traçam o cartograma, pois nos processos de trabalho ajudamos e interferimos na construção da cartografia do Grupo Hospitalar Conceição e, em um sentido mais amplo, do SUS. Portanto, neste trabalho, realizado como atividade do Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde do GHC, procurei mapear as ações e os dispositivos instituídos dentro da instituição para construir e incentivar a integralidade.


Palavras-chave:  Integralidade, Cartografia, Educação Permanente em Saúde