<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:182-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">182-1</td><td><b>Formulao e Implementao do Curso Tcnico de Agente Comunitrio de Sade na EPSJV/Fiocruz  experimentando a formao tcnica completa do ACS.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Mrcia Valeria Morosini (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; Ana Lcia Pontes (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; Vera Joana Bornstein (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; Alda Lacerda (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; <u>Mariana Lima Nogueira </u> (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; Gustavo Corra Matta (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) ; Carlos Mauricio Barretto (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio - FIOCRUZ) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Historicamente as experincias formativas para os Agentes Comunitrios de Sade (ACS) foram caracterizadas por treinamentos, capacitaes e supervises. Em 2004, foi aprovado o Referencial Curricular para Curso Tcnico de ACS(MEC/MS) que expressa uma nova compreenso da complexidade do trabalho do ACS, congruente com uma formao em nvel tcnico. No tem sido possvel garantir a formao tcnica completa do ACS em nvel nacional por diversos motivos, entre eles o predomnio em algumas regies da idia de qualificao profissional somente em servio, e devido ao financiamento do MS se restringir etapa I do curso. Assim, um desafio a implementao da formao tcnica completa do ACS, que at o momento realizou-se em Tocantins e em municpios da Bahia. Discutiremos uma experincia piloto de formao tcnica completa dos ACS da ESF do Centro de Sade Escola Germano Sinval Faria/ENSP/Fiocruz, que est em andamento desde 2008. A proposta do curso foi construda a partir de oficinas entre os professores da EPSJV e 06 representantes da ESF do CSEGSF (ACS, mdicos e enfermeiros), buscando articular a construo curricular problematizao da prtica cotidiana do trabalho do ACS. As oficinas foram organizadas a partir de perguntas norteadoras que geraram categorias desdobradas nos eixos temticos de aprendizagem, distribudos nas 3 etapas formativas: Construo histrica do trabalho do ACS: polticas pblicas, territrio e educao em sade (400h); A organizao e o desenvolvimento do trabalho do ACS: a educao e o cuidado em sade da famlia (700h); e O trabalho do ACS e a participao poltica - educao e cidadania em sade (200h). Este currculo articulado procura abordar os temas em sua complexidade terico-prtica, a partir de atividades integradoras: oficinas de texto, oficinas de teatro e a prtica profissional. Tem-se como eixo principal a educao em sade, e, busca-se problematizar o papel de mediador entre a comunidade e a equipe de sade da famlia. Ao finalizarmos a etapa I e na etapa II ainda em curso, temos obtido efeitos importantes de re-significao e problematizao da realidade vivida e depoimentos de valorizao desses trabalhadores, com ampliao da formao pessoal, profissional e cidad, o que refora nosso apoio realizao da formao tcnica integral do ACS. Nossos principais desafios so: aprofundamento da relao teoria-prtica, as especificidades da educao de adultos, o material didtico prprio e a relao escola-servio. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Agente Comunitrio de Sade, Educao Profissional, Curso Tcnico</td></tr></table></tr></td></table></body></html>