9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:182-1



182-1Formulação e Implementação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde na EPSJV/Fiocruz – experimentando a formação técnica completa do ACS.
Autores:Márcia Valeria Morosini (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Ana Lúcia Pontes (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Vera Joana Bornstein (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Alda Lacerda (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Mariana Lima Nogueira (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Gustavo Corrêa Matta (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ) ; Carlos Mauricio Barretto (EPSJV/FIOCRUZ - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - FIOCRUZ)

Resumo

Historicamente as experiências formativas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram caracterizadas por treinamentos, capacitações e supervisões. Em 2004, foi aprovado o Referencial Curricular para Curso Técnico de ACS(MEC/MS) que expressa uma nova compreensão da complexidade do trabalho do ACS, congruente com uma formação em nível técnico. Não tem sido possível garantir a formação técnica completa do ACS em nível nacional por diversos motivos, entre eles o predomínio em algumas regiões da idéia de qualificação profissional somente em serviço, e devido ao financiamento do MS se restringir à etapa I do curso. Assim, é um desafio a implementação da formação técnica completa do ACS, que até o momento realizou-se em Tocantins e em municípios da Bahia. Discutiremos uma experiência piloto de formação técnica completa dos ACS da ESF do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria/ENSP/Fiocruz, que está em andamento desde 2008. A proposta do curso foi construída a partir de oficinas entre os professores da EPSJV e 06 representantes da ESF do CSEGSF (ACS, médicos e enfermeiros), buscando articular a construção curricular à problematização da prática cotidiana do trabalho do ACS. As oficinas foram organizadas a partir de perguntas norteadoras que geraram categorias desdobradas nos eixos temáticos de aprendizagem, distribuídos nas 3 etapas formativas: Construção histórica do trabalho do ACS: políticas públicas, território e educação em saúde (400h); A organização e o desenvolvimento do trabalho do ACS: a educação e o cuidado em saúde da família (700h); e O trabalho do ACS e a participação política - educação e cidadania em saúde (200h). Este currículo articulado procura abordar os temas em sua complexidade teórico-prática, a partir de atividades integradoras: oficinas de texto, oficinas de teatro e a prática profissional. Tem-se como eixo principal a educação em saúde, e, busca-se problematizar o papel de mediador entre a comunidade e a equipe de saúde da família. Ao finalizarmos a etapa I e na etapa II ainda em curso, temos obtido efeitos importantes de re-significação e problematização da realidade vivida e depoimentos de valorização desses trabalhadores, com ampliação da formação pessoal, profissional e cidadã, o que reforça nosso apoio à realização da formação técnica integral do ACS. Nossos principais desafios são: aprofundamento da relação teoria-prática, as especificidades da educação de adultos, o material didático próprio e a relação escola-serviço.


Palavras-chave:  Agente Comunitário de Saúde, Educação Profissional, Curso Técnico