175-2 | EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PONTO DE TELESSAÚDE NO HUOP, CASCAVEL - PR | Autores: | Phallcha Luízar Obregón (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Julio César Empinotti (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ; Hirofumi Uyeda (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) |
Resumo INTRODUÇÃO: Telemedicina e Telessaúde podem ser conceituadas como troca de informações em saúde via recursos de TIC- Tecnologia da Informação e Comunicação, para vencer dificuldades de distância e tempo. O ponto de telemedicina e telessaúde no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) - Cascavel iniciou suas atividades em 2009.
OBJETIVO: Descrever os avanços e desafios evidenciados durante a fase de implantação do ponto de telemedicina e telessaúde do HUOP - Cascavel.
MÉTODO: No ano de 2009, através de contatos com instituições de ensino a nível nacional e internacional, as atividades evoluíram favoravelmente pelo suporte técnico-científico e, pelas instalações de videoconferência disponíveis. A primeira sessão foi realizada em junho de 2009, e desde então vem ocorrendo mensalmente. A programação é anual e envolve reuniões, palestras, discussão de casos clínicos por webconferência, apresentada por diferentes instituições.
RESULTADOS: este trabalho apresenta os resultados dos testes e conexões realizados para a implantação do ponto de telessaúde. No início foi constatada a dificuldade de baixa conectividade, com dificuldades na transmissão e recepção de áudio e vídeo refletindo na desmotivação dos participantes. As conexões tiveram quedas freqüentes prejudicando a transmissão de videoconferências em tempo real. Uma vez superado o problema, desenvolveu-se ações na área de tele-educação com participação em atividades de grupos especiais de interesse (SIG) da Rute nas áreas de cirurgia, pediatria e dermatologia. Entre os participantes, médicos, residentes e estudantes, observa-se um crescimento científico consolidado pelo ambiente propício para a discussão e intercâmbio de idéias. No âmbito internacional, as principais dificuldades se relacionam ao inglês coloquial e as adaptações aos diferentes fusos horários e horários de verão. As atividades têm permitido criar um diferencial no ensino e na prática médica.
CONCLUSÃO: é uma experiência que precisa ser aperfeiçoada e integrada aos serviços de saúde pois tende a melhorar a qualidade de ensino e do atendimento prestado.
Palavras-chave: Telessaúde, Implantação, Hospital |