9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:175-1


Poster (Painel)
175-1Ações educativas com agentes comunitários de saúde
Autores:Phallcha Luizar Obregon (UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ) ; Cristina Diamante (UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ)

Resumo

Introdução: No ano de 2008 foi iniciado projeto de extensão proposto por equipe multiprofissional de docentes da área de saúde (médico, fisioterapeuta, enfermeira, farmaceútico, odontólogo) para atender demandas de formação de profissionais de saúde. Os ACS foram escolhidos, diante de seus compromissos e responsabilidades como cidadão e trabalhador, enfrenta questões relativas a dilemas que surgem das condições encontradas nas comunidades atendidas. Assim, sua formação requer o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e humanísticas, a serem expressas na capacidade de agir com reflexão crítica e de respeitar os valores, culturas e individualidades. Objetivo: Contribuir com a qualificação dos ACS que atuam em serviços de atenção básica do Município de Cascavel. Método: Estudo com início em 2008, envolvendo os ACS de três Unidades Básicas de Saúde - UBS. Foram formados 2 grupos, um envolvendo duas UBS e outro uma UBS. O grupo um realizou atividades de jul/2008 a jun/2009 e o grupo dois iniciou em jul/2009. Foram realizados encontros mensais para abordar os temas propostos pelos participantes sobre os principais dilemas de saúde vivenciados no cotidiano do trabalho e necessidades do serviço. Os encontros sob a forma de exposições dialogadas foram coordenados por docentes da Unioeste e teve a participação de convidados para abordar os diferentes temas, estes aconteceram em locais próximos as unidades de saúde. Resultados: Os resultados referem-se a 30 participantes, sendo 15 em cada grupo. Os temas abordados para o grupo um foram - Hanseníase, tiroidismo e obesidade, cuidados no puerpério, adesão a terapêutica medicamentosa, o ACS na prevenção de Aids, fisioterapia em ambiente domiciliar, saúde mental e abordagem de dependentes químicos, pacientes com neoplasias, pacientes osteomizados. Para o grupo dois foram abordados os temas sobre gripe por H1N1, prevenção de DST/HIV – AIDS, hipertensão arterial, a família em casos de violência e adesão a terapêutica medicamentosa. A avaliação do processo é positiva, com melhorias no serviço e com uma prática educativa junto à comunidade mais participativa. Conclusão: De acordo com o atual processo de formação dos ACS, sugere-se uma reformulação, uma vez que, os dilemas vivenciados no seu trabalho ultrapassam sua formação profissional, por estarem inseridos em um macro contexto de problemas que constituem a realidade vivida.


Palavras-chave:  agente comunitário de saúde., educação profissional, formação em saúde