<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:172-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">172-2</td><td><b>CONSTRUO DA CARTOGRAFIA DO TERRITORIO COMO POTENTE DISPOSITIVO DIDTICO-PEDAGGICO PARA A INSERO DOS RESIDENTES EM SADE DA FAMLIA E COMUNIDADE NA UNIDADE DE SADE DA FAMLIA NOVA ESPERANA INTEGRADA, JOO PESSOA-PB.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Lucia Sousa Pinto </u> (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Larissa Almeida Bakke (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Camyla Suellen Lavor Cardoso (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Mateus Amaral Meira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; James Silva Moura Junior (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O territrio pode ser definido como um espao resultante de uma acumulao de situaes histricas, ambientais, sociais que promovem condies particulares para a produo de doenas, sendo, portanto, o seu reconhecimento um passo importante para a caracterizao da populao e de seus problemas e necessidades em sade. Desta forma, a cartografia se caracteriza como uma ferramenta utilizada para o diagnstico e conhecimento do territrio, podendo assim ser utilizada como um instrumento didtico-pedagogico facilitador para insero no servio, para o planejamento e direcionamento de aes de todos os atores envolvidos na Estratgia de Sade da Familia. Nesta perspectiva, a construo da cartografia do territrio da USF Integrada Nova Esperana teve por objetivo permitir aos Residentes em Sade da Famlia e Comunidade reconhecer as reas de abrangncias das equipes de sade da famlia, numa viso geogrfica, social e poltica. Para tanto, inicialmente foram realizadas reunies com cada uma das equipes de sade da famlia da referida unidade integrada, com posterior coleta de relatos de usurios e profissionais, finalizando com a explorao do territrio dessas equipes. O trabalho desenvolvido possibilitou aos residentes conhecer acerca da historia da comunidade adscrita entendendo um pouco da dinmica populacional e seu contexto histrico, identificando as reas de risco, equipamentos sociais, alguns dados demogrficos e epidemiolgicos e ainda possibilitou aos mesmos vivenciar e discutir sobre as aes realizadas e o processo de trabalho das equipes. Desta forma, conclui-se que a anlise territorial nos permite coletar de forma sistemtica os dados sobre as situaes-problemas e necessidades em sade da populao de um dado territrio e que a participao dos residentes nas atividades e o dilogo com os profissionais e a comunidade possibilitaram o fortalecimento das relaes de vnculo, facilitando a insero no servio, o reconhecimento das potencialidades locais, a troca e a construo de novos saberes.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;CARTOGRAFIA, INSTRUMENTO PEDAGGICO, ESTRATGIA SADE DA FAMLIA</td></tr></table></tr></td></table></body></html>