172-2 | CONSTRUÇÃO DA CARTOGRAFIA DO TERRITORIO COMO POTENTE DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA A INSERÇÃO DOS RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA ESPERANÇA INTEGRADA, JOÃO PESSOA-PB. | Autores: | Ana Lucia Sousa Pinto (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Larissa Almeida Bakke (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Camyla Suellen Lavor Cardoso (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Mateus Amaral Meira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; James Silva Moura Junior (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) |
Resumo O território pode ser definido como um espaço resultante de uma acumulação de situações históricas, ambientais, sociais que promovem condições particulares para a produção de doenças, sendo, portanto, o seu reconhecimento um passo importante para a caracterização da população e de seus problemas e necessidades em saúde. Desta forma, a cartografia se caracteriza como uma ferramenta utilizada para o diagnóstico e conhecimento do território, podendo assim ser utilizada como um instrumento didático-pedagogico facilitador para inserção no serviço, para o planejamento e direcionamento de ações de todos os atores envolvidos na Estratégia de Saúde da Familia. Nesta perspectiva, a construção da cartografia do território da USF Integrada Nova Esperança teve por objetivo permitir aos Residentes em Saúde da Família e Comunidade reconhecer as áreas de abrangências das equipes de saúde da família, numa visão geográfica, social e política. Para tanto, inicialmente foram realizadas reuniões com cada uma das equipes de saúde da família da referida unidade integrada, com posterior coleta de relatos de usuários e profissionais, finalizando com a exploração do território dessas equipes. O trabalho desenvolvido possibilitou aos residentes conhecer acerca da historia da comunidade adscrita entendendo um pouco da dinâmica populacional e seu contexto histórico, identificando as áreas de risco, equipamentos sociais, alguns dados demográficos e epidemiológicos e ainda possibilitou aos mesmos vivenciar e discutir sobre as ações realizadas e o processo de trabalho das equipes. Desta forma, conclui-se que a análise territorial nos permite coletar de forma sistemática os dados sobre as situações-problemas e necessidades em saúde da população de um dado território e que a participação dos residentes nas atividades e o diálogo com os profissionais e a comunidade possibilitaram o fortalecimento das relações de vínculo, facilitando a inserção no serviço, o reconhecimento das potencialidades locais, a troca e a construção de novos saberes. Palavras-chave: CARTOGRAFIA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA |