<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:172-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">172-1</td><td><b>INTEGRAO ENSINO-SERVIO EXPERINCIA NA UNIDADE DE SADE DA FAMLIA NOVA ESPERANA INTEGRADA, JOO PESSOA-PB: DESAFIOS PARA O FORTALECIMENTO DA REDE ESCOLA.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Lucia Sousa Pinto </u> (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Larissa Almeida Bakke (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Camyla Suellen Lavor Cardoso (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; Mateus Amaral Meira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) ; James Silva Moura Junior (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A integrao ensino-servio envolve um trabalho coletivo, onde deve haver uma pactuao e integrao entre estudantes e professores dos cursos de formao na rea da sade com trabalhadores que compem as equipes dos servios de sade, incluindo-se os gestores. No contexto atual, as perspectivas para as mudanas na formao dos profissionais da sade so inmeras, as quais incluem a reflexo e transformao das relaes que se estabelecem entre o ensino e os servios de sade. Assim, estabelecer espaos que possa promover dilogo entre o trabalho e a educao assumem lugar privilegiado para a percepo que o estudante vai desenvolvendo acerca do outro no cotidiano do cuidado. Dessa forma com objetivo de avaliar a relao entre o ensino e o servio na Unidade Integrada Nova Esperana, foi realizada, em dezembro de 2009, uma oficina com professores, estudantes do Pet-Sade, estagirios e residentes em sade da famlia e comunidade, juntamente com todos os trabalhadores das equipes de sade. Avaliou-se que os alunos, ao se inserirem nas equipes, contribuem, principalmente, nas aes de preveno e promoo de sade, fortalecendo o desenvolvimento dos grupos de convivncia e das atividades educativas, ajudando a promover uma maior interao entre o servio e a comunidade. Alm disso, a utilizao de novos instrumentos de trabalho como casos-guia, cartografia, projeto teraputico singular e a visita domiciliar multiprofissional tem potencializado o trabalho das equipes. Para os estudantes, a importncia de estar na unidade se d principalmente pela possibilidade de vivenciar a realidade do processo de trabalho das equipes e de conhecer a comunidade e suas necessidades que no so vivenciadas na universidade. Todavia, as equipes enfrentam algumas dificuldades em acompanhar os estudantes pela falta de tempo e pela sobrecarga de trabalho. Neste contexto verificamos a necessidade de Combinar, coletivamente, as propostas de atuao dos alunos, para que os profissionais possam se organizar, acompanhar e participar mais das atividades com os estudantes; Montar um quadro com os horrios e turnos dos estudantes que possa facilitar a visualizao dos dias em que eles estaro na USF ou no territrio; Realizar uma mostra da rede escola no final de cada semestre na unidade para que sejam apresentadas as aes desenvolvidas. Atualmente, nos cabe o desafio de efetivar essas propostas fortalecendo, assim, a relao ensino-servio na USF Integrada Nova Esperana.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;FORMAO, INTEGRAO ENSINO-SERVIO, TRABALHO COLETIVO</td></tr></table></tr></td></table></body></html>