9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:172-1



172-1INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EXPERIÊNCIA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOVA ESPERANÇA INTEGRADA, JOÃO PESSOA-PB: DESAFIOS PARA O FORTALECIMENTO DA REDE ESCOLA.
Autores:Ana Lucia Sousa Pinto (UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Larissa Almeida Bakke (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Camyla Suellen Lavor Cardoso (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; Mateus Amaral Meira (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA) ; James Silva Moura Junior (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA)

Resumo

A integração ensino-serviço envolve um trabalho coletivo, onde deve haver uma pactuação e integração entre estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores. No contexto atual, as perspectivas para as mudanças na formação dos profissionais da saúde são inúmeras, as quais incluem a reflexão e transformação das relações que se estabelecem entre o ensino e os serviços de saúde. Assim, estabelecer espaços que possa promover diálogo entre o trabalho e a educação assumem lugar privilegiado para a percepção que o estudante vai desenvolvendo acerca do outro no cotidiano do cuidado. Dessa forma com objetivo de avaliar a relação entre o ensino e o serviço na Unidade Integrada Nova Esperança, foi realizada, em dezembro de 2009, uma oficina com professores, estudantes do Pet-Saúde, estagiários e residentes em saúde da família e comunidade, juntamente com todos os trabalhadores das equipes de saúde. Avaliou-se que os alunos, ao se inserirem nas equipes, contribuem, principalmente, nas ações de prevenção e promoção de saúde, fortalecendo o desenvolvimento dos grupos de convivência e das atividades educativas, ajudando a promover uma maior interação entre o serviço e a comunidade. Além disso, a utilização de novos instrumentos de trabalho como casos-guia, cartografia, projeto terapêutico singular e a visita domiciliar multiprofissional tem potencializado o trabalho das equipes. Para os estudantes, a importância de estar na unidade se dá principalmente pela possibilidade de vivenciar a realidade do processo de trabalho das equipes e de conhecer a comunidade e suas necessidades que não são vivenciadas na universidade. Todavia, as equipes enfrentam algumas dificuldades em acompanhar os estudantes pela falta de tempo e pela sobrecarga de trabalho. Neste contexto verificamos a necessidade de Combinar, coletivamente, as propostas de atuação dos alunos, para que os profissionais possam se organizar, acompanhar e participar mais das atividades com os estudantes; Montar um quadro com os horários e turnos dos estudantes que possa facilitar a visualização dos dias em que eles estarão na USF ou no território; Realizar uma mostra da rede escola no final de cada semestre na unidade para que sejam apresentadas as ações desenvolvidas. Atualmente, nos cabe o desafio de efetivar essas propostas fortalecendo, assim, a relação ensino-serviço na USF Integrada Nova Esperança.


Palavras-chave:  FORMAÇÃO, INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO, TRABALHO COLETIVO