170-2 | NÃO CHORA, SE LIGA E PREVINA-SE!! SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS E NA COMUNIDADE DE TUPANCIRETÃ-RS - BRASIL | Autores: | Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho (UNICRUZ - Universidade de Cruz AltaCAE/TUPANCIRETÃ - Centro de Atendimento ao Educando) ; Acadêmicos Curso de Fisioterapia Unicruz- 2o./2009 (UNICRUZ - Universidade de Cruz AltaCAE/TUPANCIRETÃ - Centro de Atendimento ao Educando) |
Resumo Caracterização do problema
Nosso projeto teve o objetivo de integrar saúde-educação, prevenindo a aids, vencendo o preconceito, buscando a cidadania dos que vivem e convivem com ela e privilegiando a escola como espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens. A ação foi baseada nas orientações do Programa Saúde e Prevenção na Escola-Ministério da Saúde. Foi um processo planejado e participativo no qual o compromisso de gestores, profissionais de saúde e educação e a participação ativa dos estudantes e da comunidade escolar foram os alicerces fundamentais.
Descrição da experiência
Durante o ano de 2009 os alunos da 4ª. a 8ª. séries de 15 escolas públicas (100%-zona urbana), uma população em torno de 2.809 educandos participaram de diversas ações de promoção e prevenção, todas elas articuladas com os princípios do SUS, desenvolvidas por diferentes atores. Os parceiros do projeto (SES, 9ª. CRS, 9ª. CRE, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Desporto e Saúde, CAE/Tupanciretã, Câmara Municipal de Vereadores e UNICRUZ) possibilitaram a construção e distribuição de material educativo (folder, bandanas, banner). Através de oficinas pedagógicas, concurso de redações e pinturas, vídeos educativos, palestras dialogadas e orientações individuais e em grupos nossas ações foram construídas. Dando a abertura às comemorações do mês de aniversário de Tupanciretã, o projeto teve seu ponto alto no dia 1º. de dezembro de 2009 - Dia Mundial de Prevenção à aids com a presença de um Trio Elétrico.
Efeitos alcançados
Os participantes vivenciaram a educação preventiva através da arte, sempre buscando a ampliação da reflexão sobre a prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada na adolescência e uso indevido de drogas, vinculando suas práticas ao exercício da cidadania da comunidade escolar propondo o desenvolvimento de sujeitos críticos, autônomos, solidários, capazes de atuar, pensar, crescer e transformar a realidade em que estão inseridos.A lição principal por nós apreendida é que a escola pode e é parceira número 1 e que nós profissionais da saúde e/ou da educação não podemos fugir deste desafio.
Recomendações
Nosso projeto terá continuidade neste ano com atividades novas e criativas, abrangendo novas parcerias. Concorremos ao Prêmio Município Mundo, o que estimula e fortalece, pois temos a certeza de que estamos caminhando numa trilha que é preconizada como a melhor alternativa.
Palavras-chave: Prevenção, Escolar, HIV/aids |