<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:169-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">169-1</td><td><b>SADE DO ESCOLAR, A FISIOTERAPIA E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: QUAL A REALIDADE? ATENO INTEGRADA OU CAMPO EXPERIMENTAL?</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Ftima Viero Badar </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A sade do escolar um campo de ateno multidisciplinar, que envolve a interao entre distintos profissionais das reas das Cincias da Sade, das Cincias Humanas e das Cincias Sociais. A Fisioterapia, profisso da rea da sade, tem a escola como um dos campos de sua atuao, na promoo e na preveno de sade dos escolares. Direciona seu trabalho para a sade corporal, no que se refere ao desenvolvimento e ao crescimento fsico-motor. Como trabalho integrado, a Fisioterapia contribui, tambm, com a promoo e com a educao para a sade integral dos escolares. Entretanto, os registros dessas experincias so escassos, demonstrando a carncia de estudos e de ateno integrada, voltada aos escolares no seu meio de convivncia: a escola. Outra questo evidente a realizao desse trabalho por projetos de ensino, de extenso e de pesquisa, vinculados ao ensino da graduao e da ps-graduao, ou ainda, a existencia de trabalhos em carter voluntariado. O que se pretende questionar, com essa discusso e reflexo : at quando vamos nos utilizar dos escalares como campo experimental ou como campo para o exerccio da prtica acadmica? Qual a real possibilidade de termos uma ateno voltada para a sade do escolar, efetivamente realizada por profissionais em seu exerccio de trabalho?</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Equipe Multidisciplinar; Fisioterapia, Sade do Escolar</td></tr></table></tr></td></table></body></html>