Poster (Painel)
169-1 | SAÚDE DO ESCOLAR, A FISIOTERAPIA E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: QUAL A REALIDADE? ATENÇÃO INTEGRADA OU CAMPO EXPERIMENTAL? | Autores: | Ana Fátima Viero Badaró (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo A saúde do escolar é um campo de atenção multidisciplinar, que envolve a interação entre distintos profissionais das áreas das Ciências da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais. A Fisioterapia, profissão da área da saúde, tem a escola como um dos campos de sua atuação, na promoção e na prevenção de saúde dos escolares. Direciona seu trabalho para a saúde corporal, no que se refere ao desenvolvimento e ao crescimento físico-motor. Como trabalho integrado, a Fisioterapia contribui, também, com a promoção e com a educação para a saúde integral dos escolares. Entretanto, os registros dessas experiências são escassos, demonstrando a carência de estudos e de atenção integrada, voltada aos escolares no seu meio de convivência: a escola. Outra questão evidente é a realização desse trabalho por projetos de ensino, de extensão e de pesquisa, vinculados ao ensino da graduação e da pós-graduação, ou ainda, a existencia de trabalhos em caráter voluntariado. O que se pretende questionar, com essa discussão e reflexão é: até quando vamos nos utilizar dos escalares como campo experimental ou como campo para o exercício da prática acadêmica? Qual a real possibilidade de termos uma atenção voltada para a saúde do escolar, efetivamente realizada por profissionais em seu exercício de trabalho? Palavras-chave: Educação em Saúde, Equipe Multidisciplinar; Fisioterapia, Saúde do Escolar |