<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:168-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">168-3</td><td><b>ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS DE EDUCAO PERMANENTE NAS EQUIPES DE SADE MENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Leiliana Maria Rodrigues dos Santos </u> (IPUB/UFRJ - Instituto Psiquiatria Rio Janeiro) ; Maria Paula Cerqueira Gomes (UFRJ - Universidade Federal do Rio den JaneiroIPUB/UFRJ - Instituto Psiquiatria Rio Janeiro) ; Ana Lucia Abraho (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Ricardo Luiz Narciso Moebus (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Luan Carpes Barros Cassal (UFRJ - Universidade Federal do Rio den Janeiro) ; Natalia Cruz Camacho (UFRJ - Universidade Federal do Rio den Janeiro) ; Fernanda Laxe (UFF - Universidade Federal Fluminense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: O avano da reforma psiquitrica no Brasil requer ampliar as instncias de formao e qualificao dos diferentes agentes do cuidado no campo da Sade Mental para alm das Universidades. Requerem o estabelecimento de uma agenda pblica que revele as bases terico-metdolgicas que apiam os diversos programas estratgicos interdisciplinares e permanentes de formao em sade mental para o Sistema nico de Sade (SUS). Destaca-se, dessa forma, a importncia de se estudar as equipes multidisciplinares dos centros de ateno psicossocial e os mltiplos processos de trabalho e formao que operam no interior desses servios. Objetivo: Investigar as formas e os espaos de educao permanente que ocorrem dentro dos servios e posteriormente mapear as aes formativas que so construdas nos processos de trabalho em sade mental junto a essas equipes. Metodologia: Abordagem qualitativa de pesquisa-ao (Minayo, 1995) com grupos focais, dirio de campo e levantamento bibliogrfico. Resultados: A formao apresenta diferentes representaes e a construo coletiva de memrias mostra-se um potente instrumento para refletir sobre a prtica clnica cotidiana do servio e da rede de sade mental, sendo mltiplas as formas e os espaos de educao permanente que ocorrem dentro dos servios. As equipes reconhecem como mltiplos os espaos de formao e produo do saber e no os restringem aos espaos ditos formais, como cursos, capacitaes e etc. Ao contrrio reconhecem e sustentam a potncia do encontro no interior dos servios, entre os profissionais, pacientes e familiares que ali circulam, tanto nos espaos individuais como coletivos independente de suas especialidades. Assim, a semelhana dos estudos de Merhy, as equipes afirmam que o mundo do trabalho a sua escola, ou seja, os atendimentos, as assemblias, a superviso so espaos legtimos de formao. Consideraes Finais: Dessa forma reafirmamos a importncia da ampliao e consolidao dos espaos de educao permanente nos servios de sade mental. Aposta-se que esses processos de formao permanente no campo da sade mental promovem modelagens assistenciais centradas na defesa da vida, bem como, ampliam o acesso e a difuso da informao sobre as prticas educativas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem para o campo da sade mental, alm de sustentar em ato uma produo de saber permanente e indiciria, ou seja, que acontece nos momentos mais inesperados. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Sade Coletiva, Sade Mental, Educao Permanente</td></tr></table></tr></td></table></body></html>