9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:167-1



167-1VISITAS DOMICILIARES: TRABALHO INTERDISCIPLINAR DESENVOLVIDO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE III, NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL.
Autores:Catiane Tiecher Cusinato (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Ana Karina Schmitz (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Bruna Krawczyk (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Eglê Ângela Ronsoni (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Eliandre Sozo de Abreu (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Índrea Facenda Falavigno (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Mári Estela Kenner (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Silvana Vizzotto (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul)

Resumo

Caracterização do Problema: Considerando o contexto do SUS, a realização de Visitas Domiciliares (VD) interdisciplinares é fundamental para que pacientes com dificuldades de acesso à Unidade Básica de Saúde, sejam contemplados pela atenção básica. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a importância das equipes interdisciplinares de saúde na implementação da VD, e verificar quantitativamente e qualitativamente a demanda da comunidade na busca deste serviço. Descrição da Experiência: Vivenciou-se esta experiência através da Residência Integrada com ênfase na Atenção Básica em Saúde Coletiva, da Escola de Saúde Pública, do Rio Grande do Sul, que envolve as seguintes áreas: medicina, fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia, serviço social, enfermagem e odontologia. A VD é realizada a partir da solicitação na unidade, por um familiar ou responsável. No momento do pedido, justifica-se a necessidade da visita, e conforme a demanda, são selecionados os profissionais mais adequados para cada caso. Foram realizadas 100 VDs no período de 1 de julho de 2009 até 3 de março de 2010 e analisados os seguintes dados: sexo e idade do paciente, motivo da visita e quantidade de queixas por solicitação. Efeitos Alcançados: A partir da análise das VDs, foi possível visualizar a situação de saúde dos usuários de forma ampliada, através dos diferentes olhares de cada profissão de acordo com a realidade social na qual estão inseridos. Neste período, 63% dos atendidos foram do sexo feminino e 78% encontravam-se na faixa etária acima de 60 anos. Apenas 15% das solicitações de VD apresentavam 1 queixa, 58% 2 ou 3 queixas diferentes e 28% mais de 4 tipos de queixas. Totalizou-se 281 queixas que foram subdivididas em 20 categorias. As 5 categorias mais prevalentes foram: doenças crônicas (diabetes mellitus, hipertensão e outras), 23,5 %; acamados e restritos à domicílio 21%; dor 6,4%; solicitação de exames, atestados, receitas e entregas de encaminhamentos para rede 6,4%; doenças neurológicas 5,7%; curativos e feridas 5%. Recomendações: Os princípios do SUS e da Saúde Coletiva permitem entender a saúde de forma ampliada e complexa. Portanto, percebeu-se a importância das VDs interdisciplinares, como ferramenta essencial à assistência da comunidade. Ao integrar e manejar as diversas práticas profissionais, de acordo com a necessidade de cada paciente, estaremos mais perto da idealizada atenção integral, efetiva e humanizada.


Palavras-chave:  cuidado em sáude, interdisciplinar, visitas domiciliares