<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:163-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">163-2</td><td><b>GRUPOS TERAPUTICOS: UMA ALTERNATIVA DE EDUCAO EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Bruna Sodr Simon </u> (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Raquel Ptter Garcia (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Stefanie Griebeler Oliveira (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Franciele Roberta Cordeiro (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maria Denise Schimith (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) ; Maria de Lourdes Denardin Bud (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>CARACTERIZAO DO PROBLEMA:</b> Os grupos teraputicos tornam-se necessrios na comunidade, por permitirem que os profissionais de sade transformem as prticas assistenciais convencionais em prticas de coletividade. Alm disso, fornecem prticas de assistncia permeadas pelas particularidades dos indivduos; possibilitando preservar a autonomia dos sujeitos e implementar o cuidado humanizado, o qual pode ser caracterizado como prtica de educao em sade. Este trabalho busca expor as vivncias e reflexes de acadmicos do curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), juntamente com professores e alunos da ps-graduao em Enfermagem da UFSM acerca dos grupos teraputicos. <b>DESCRIO DA EXPERINCIA:</b> A participao dos graduandos em grupos teraputicos na comunidade torna-se uma alternativa de ensino-aprendizagem, pois podem relacionar as teorias abordadas em aula com o encontrado na prtica. Neste sentido, auxiliou os futuros enfermeiros na compreenso da importncia da educao em sade no processo de tratamento dos indivduos. Alm disso, ajudou na percepo de que os grupos tm carter problematizador e reflexivo, visando desenvolver a autonomia dos sujeitos possibilitando uma maior adeso ao tratamento e incluso social. <b>EFEITOS ALCANADOS:</b> Os grupos teraputicos proporcionaram aos acadmicos uma reflexo de que essa prtica necessita ser uma rede de apoio ao indivduo, auxiliando na sua autodeterminao e autonomia, na busca de amenizar a vulnerabilidade existente no contexto social. Nesta perspectiva, com a realizao dos grupos, torna-se possvel a discusso de temticas de interesse da comunidade e consequentemente a realizao de intervenes adequadas dos profissionais. Sendo assim, os grupos possibilitam uma troca de saberes, popular e cientfico, favorecendo o vnculo entre usurios e profissionais. <b>RECOMENDAES:</b> Diante do exposto, cabe salientar a importncia da prtica dos grupos teraputicos na comunidade, por contribuirem para a construo de alteraes acerca da concepo do processo sade-doena, alm de realizar troca de experincias, legitimao de significados e saberes em relao vida, e fortalecimento da autoestima e autonomia dos sujeitos. Outro fator importante a ser ressaltado, que as prticas em grupo atuam como instrumento de educao em sade, o que ajusta um processo de ensinar e aprender tanto para os profissionais de sade como para os usurios.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao em Sade, Enfermagem, Sade de Grupos Especficos</td></tr></table></tr></td></table></body></html>