9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:160-1



160-1SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: NOVAS VIVÊNCIAS NA GRADUAÇÃO.
Autores:Renata Palmerim Schorn (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Priscila Viegas Kercher (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Rosemarie Gartner Tschiedel (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Francisco Jorge Arsego Quadros de Oliveira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Através de um Projeto de Extensão disponibilizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) vinculada à Universidade, para a atuação de estudantes da área da saúde, no mês de janeiro de 2010, encontramos a oportunidade para realizar uma efetiva inserção de nosso campo de conhecimento e atuação. Sabe-se da carência de psicólogos integrando as equipes multiprofissionais de saúde na Atenção Primária. Assim, verificamos que nessa UBS, não havia ações voltadas para a saúde mental. Utilizamos técnicas de observação, diários de campo e ferramentas institucionais, com o objetivo de realizar um mapeamento do serviço (sua organização, as relações em rede, suas equipes, sua territorialidade). Como efeito desta experiência, foi possível diagnosticar demandas referentes à saúde mental e, além disso, destacamos a nossa própria inserção, quanto ao protagonismo, ao reconhecimento e à integração com as demais áreas. Deste modo, constituiu-se a viabilidade para dar continuidade e consolidar a inserção da Psicologia na UBS com ações pontuais, tais como: desenvolver um acolhimento estendido, uma possível participação e coordenação de grupos, de visitas domiciliares e de reuniões de equipe. Com este projeto, pretendemos reafirmar os princípios doutrinários do SUS, como, o da Universalidade, aumentando a resolutividade na Atenção Primária, na medida em que proporcionaremos o direito dos usuários de usufruírem de uma modalidade de serviço antes não ofertado; o da Integralidade, uma vez que tentaremos resgatar a visão biopsicossocial, não fragmentada, em direção ao usuário, assegurando as noções de promoção, prevenção e reabilitação em saúde; e ainda, o da Equidade, respeitando as singularidades de cada usuário. Dessa forma, possivelmente estaremos realizando, não só mudanças na atenção a esta comunidade, como também, na formação profissional dos estudantes de Psicologia, possibilitando a inserção de outros estudantes na UBS. Isso poderá contribuir para sua formação, como por exemplo, através de estágios e práticas; proporcionando, dessa forma, um conhecimento acerca do SUS, da rede pública de saúde, em especial, na Atenção Primária. Através disso, poderemos fortalecer os vínculos dos acadêmicos, da instituição de ensino e da UBS. A partir destas práticas, cabe à Universidade promover a cidadania do graduando, através do incentivo ao exercício da autonomia e do protagonismo estudantil, desencadeando mudanças na graduação e refletindo no desenvolvimento de sua formação profissional.


Palavras-chave:  Atenção Primária, Protagonismo Estudantil, Saúde Mental