Poster (Painel)
159-1 | Integração entre ensino e serviço nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família no Município de Bagé, RS. | Autores: | Eliane Soares Tavares (URCAMP - universidade da Região da Campanha) ; Noemia Uruth Leão Tavares (URCAMP - universidade da Região da Campanha) ; Lúcia Azambuja Vieira (URCAMP - universidade da Região da Campanha) ; Rosane Eunice Oliveira Silveira (URCAMP - universidade da Região da Campanha) |
Resumo A integração Ensino-Serviço é preconizada pelas Diretrizes Nacionais dos Cursos da área da Saúde, onde a formação dos profissionais deve estar relacionada com o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado a realidade do modelo de atenção a Saúde vigente no país. Os profissionais devem ter conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades dentro do seu âmbito profissional os quais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação tanto em nível individual como coletivo. A URCAMP como IES formadora de recursos humanos em saúde em parceria com a Secretária de municipal de saúde e meio Ambiente de Bagé oportuniza uma práxis aos acadêmicos dos Cursos do Centro de Ciências da Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição) através das práticas Interdisciplinares em Unidades Básicas de Saúde, tendo como objetivos capacitar os acadêmicos para o trabalho em equipe interdisciplinar na comunidade, inserindo-o neste contexto com vistas à prática da atenção integral a saúde; realizar trabalhos comunitários interdisciplinares, com enfoque preventivo e terapêutico com vistas a atender as necessidades da população em nível de atenção básica, interagindo com os programas de saúde vigentes. Este estudo tem assegurando que a prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do Sistema de Saúde e estimulando as atividades interdisciplinares desde a graduação, o pensamento crítico, a análise dos problemas da sociedade e a busca de soluções para os mesmos. Como resultados temos atingindo uma integração entre universidade e serviço possibilita uma ação integra na abordagem da educação e promoção da saúde, reformulando de conceitos e de práticas e as comunidades assistidas têm sido beneficiadas através destas ações, refletindo no seu papel como agente co-responsável na manutenção da sua saúde, da família e do ambiente ao qual ele está inserido.
Palavras-chave: ensino, serviço, integralidade |