9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:158-2



158-2PINESC - Integração de acadêmicos com a comunidade
Autores:Barbara Luiza Rosa (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) ; Ana Carulina Guimarães Belchior (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) ; Ana Elisa Dantas Modesto (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) ; Ana Lívia Carvalho Oliveira (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) ; Carla Elisa Colla Bogdanovicz (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal) ; Sibia Maria de Cássia Navarro Otoni (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal)

Resumo

O Curso de Medicina da Anhanguera Uniderp tem como método de ensino a Aprendizagem Baseada em Problemas e seu projeto pedagógico de ensino é orientado para ações aplicadas à comunidade. Para tal, no módulo Programa Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, PINESC, os acadêmicos são inseridos, entre o 1º e 8º semestre, em Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), cujo objetivo é integrá-los à atenção básica de saúde, para que conheçam o Programa de Saúde da Família, capacitando-os a determinar o perfil sócio-econômico-cultural de uma comunidade, bem como as influências na saúde desta, além de promover ações visando o bem estar da população. Portanto, objetivou-se a realização de um relato visando descrever a experiência de acadêmicas do sétimo semestre inseridas numa UBSF de Campo Grande-MS. Inicialmente, as acadêmicas realizaram o reconhecimento da área de abrangência da UBSF, da sua população e características. Constatou-se que a população era predominantemente de adultos jovens, com grande número de gestantes e crianças. Por isso, as acadêmicas junto a Equipe de Saúde da Família (ESF) desenvolveram ações de promoção a saúde priorizando atender as necessidades destes grupos. Em relação às gestantes, foi realizado um ciclo de palestras abordando temas sugeridos através de dúvidas presenciadas nas consultas de rotina, tais como, preparo da mama e forma correta de amamentação, planejamento familiar ente outros. Para as mulheres com vida sexual ativa, foram trabalhados temas sobre a finalidade, método e importância do exame colpocitológico, auto-exames das mamas, saúde reprodutiva e violência contra a mulher. No Centro de Educação Infantil Pacaembu, foi realizado o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, participação em campanhas de vacinação e atividades lúdicas para promover educação em saúde. As acadêmicas também participaram de consultas médicas, realizaram visitas domiciliares supervisionadas pela médica responsável e estiveram presentes em outros setores de serviço da UBSF, vivenciando a atuação da equipe multidisciplinar. Pode-se concluir que a inserção das acadêmicas junto à comunidade estimulou o posicionamento crítico quanto às prioridades nas ações em saúde de acordo com perfil da comunidade, possibilitando o conhecimento do funcionamento da UBSF e dos programas de saúde do Ministério da Saúde, e através das consultas, iniciar a vivência da prática da Medicina.


Palavras-chave:  PINESC, Educação, Comunidade