<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:158-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">158-2</td><td><b>PINESC - Integrao de acadmicos com a comunidade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Barbara Luiza Rosa </u> (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) ; Ana Carulina Guimares Belchior (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) ; Ana Elisa Dantas Modesto (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) ; Ana Lvia Carvalho Oliveira (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) ; Carla Elisa Colla Bogdanovicz (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) ; Sibia Maria de Cssia Navarro Otoni (ANHANGUERA-UNIDERP - Univers. p/ o Desenvolvimento do Estado e Regio do Pantanal) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Curso de Medicina da Anhanguera Uniderp tem como mtodo de ensino a Aprendizagem Baseada em Problemas e seu projeto pedaggico de ensino orientado para aes aplicadas comunidade. Para tal, no mdulo Programa Interinstitucional de Integrao Ensino-Servio-Comunidade, PINESC, os acadmicos so inseridos, entre o 1 e 8 semestre, em Unidade Bsica de Sade da Famlia (UBSF), cujo objetivo integr-los ateno bsica de sade, para que conheam o Programa de Sade da Famlia, capacitando-os a determinar o perfil scio-econmico-cultural de uma comunidade, bem como as influncias na sade desta, alm de promover aes visando o bem estar da populao. Portanto, objetivou-se a realizao de um relato visando descrever a experincia de acadmicas do stimo semestre inseridas numa UBSF de Campo Grande-MS. Inicialmente, as acadmicas realizaram o reconhecimento da rea de abrangncia da UBSF, da sua populao e caractersticas. Constatou-se que a populao era predominantemente de adultos jovens, com grande nmero de gestantes e crianas. Por isso, as acadmicas junto a Equipe de Sade da Famlia (ESF) desenvolveram aes de promoo a sade priorizando atender as necessidades destes grupos. Em relao s gestantes, foi realizado um ciclo de palestras abordando temas sugeridos atravs de dvidas presenciadas nas consultas de rotina, tais como, preparo da mama e forma correta de amamentao, planejamento familiar ente outros. Para as mulheres com vida sexual ativa, foram trabalhados temas sobre a finalidade, mtodo e importncia do exame colpocitolgico, auto-exames das mamas, sade reprodutiva e violncia contra a mulher. No Centro de Educao Infantil Pacaembu, foi realizado o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianas, participao em campanhas de vacinao e atividades ldicas para promover educao em sade. As acadmicas tambm participaram de consultas mdicas, realizaram visitas domiciliares supervisionadas pela mdica responsvel e estiveram presentes em outros setores de servio da UBSF, vivenciando a atuao da equipe multidisciplinar. Pode-se concluir que a insero das acadmicas junto comunidade estimulou o posicionamento crtico quanto s prioridades nas aes em sade de acordo com perfil da comunidade, possibilitando o conhecimento do funcionamento da UBSF e dos programas de sade do Ministrio da Sade, e atravs das consultas, iniciar a vivncia da prtica da Medicina. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;PINESC, Educao, Comunidade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>