153-2 | Conhece-te a ti mesmo: Qual é o seu tipo? | Autores: | Fernando Guedes (CENTAP-SCS - Centro de Estudos em Novas Tecnologias na AtençãoPrimária deFM ABC - Faculdade de Medicina do ABC) |
Resumo O objetivo final do exercício da medicina é cuidar de pessoas. Para tanto, conhecer doenças é necessário, mas compreender pessoas é fundamental. É fundamental estudar o humano para além do componente biológico (do corpo), é necessário tentar compreender a essência do ser. A história da medicina mostra que uma das chaves para tentar entender o ser humano é a tipologia, esta foi uma ferramenta utilizada por praticamente todos os grandes expoentes da medicina. Com este projeto tentaremos re-introduzir o ensino da tipologia nas faculdades de medicina, pois esta é uma tecnologia que deve fazer parte do arsenal do médico do século XXI. A medicina moderna (embasada no modelo biomédico e no positivismo) concentrou grande parte de sua atenção na dimensão objetiva do adoecimento e no estudo das doenças, relegando a um plano secundário os aspectos subjetivos deste processo e a compreensão do humano.
Pretende-se o resgate da medicina humanística, onde o médico é um profundo conhecedor da natureza humana. O objetivo é demonstrar que a tipologia é uma ferramenta importante para a compreensão do humano. Pretende-se apresentar, ensinar, refletir e difundir este conhecimento. Com o intuito de estimular o autoconhecimento como forma de resgatar a autonomia do indivíduo na condução de sua vida e de seu destino. Sem isto, a existência torna-se vazia e sem sentido, pois é calcada em valores externos ao ser, por vezes em completa incoerência com a essência do indivíduo. Por falta deste alicerce interno de sustentação corre-se o risco de cair em depressão, apontada como o mal do século.
Este projeto prevê 2 momentos. O primeiro, será desenvolvido na Academia e o segundo no Serviço. No 1º momento os 120 alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina do ABC serão capacitados e aprenderão a utilizar três tipologias (a de Jung, a de Hipócrates e a tipologia dos cinco elementos da Medicina Tradicional Chinesa) Depois os alunos serão divididos em 3 grupos (um de cada tipologia) e serão convidados a participar de uma saudável competição. Cada grupo receberá a tarefa de divulgar a “sua tipologia” no campus da Faculdade de Medicina do ABC. Para tanto, receberão faixas, cartazes e outros materiais. E durante uma semana farão uma grande divulgação entre os alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC. No 2º momento as 20 Equipes de PSF de São Caetano do Sul, receberão a mesma capacitação e participaram de processo semelhante, apenas que o local da divulgação serão as UBSs. Palavras-chave: Humanização, Humanismo, Educação Médica |