Poster (Painel)
153-1 | Resgatando a Sabedoria Popular | Autores: | Fernando Guedes (CENTAP-SCS - Centro de Estudos em Novas Tecnologias na Atenção Primária dFM ABC - Faculdade de Medicina do ABC) |
Resumo DESCRIÇÃO E OBJETIVOS DA PESQUISA:
Muitos dos atuais problemas de saúde devem-se ao fato de que antigas regras simples de autocuidado foram desprezadas. A medicina moderna com suas bases científicas (positivistas) desacreditou antigos saberes populares, embasados no empirismo e na observação da natureza.
O objetivo deste projeto é resgatar conhecimentos, habilidades, técnicas ou práticas da cultura que conduzam à harmonia, ao equlíbrio e ao bem estar físico, mental, social e espiritual. Pretende-se encontrar práticas de promoção à saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Não é o intúito deste projeto descobrir ou discutir “remédios ou curas milagrosas”. A idéia é resgatar os conhecimentos e os valores da sabedoria popular e discuti-los à luz de uma “nova concepção de ciência” embasada no estudo da filosofia. Pretende-se ainda, avaliar, refletir, apresentar, ensinar e difundir estes conhecimentos. Resgatando desta forma as práticas de autocuidado. A participação ativa da população no projeto será estimulada e bem vinda, em todos os níveis.
MAIS ESPECIFICAMENTE:
1. O projeto prevê um estudo teórico que dará sustentação epistemológica a um trabalho prático. Será desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família do município de São Caetano do Sul e contará com a participação de alunos da graduação dos cursos de medicina, enfermagem e farmácia da Faculdade de Medicina do ABC.
2. O estudo teórico constará do desenvolvimento de seminários (por parte dos alunos). Os temas destes seminários serão desenvolvidos com base no livro-texto: Convite à filosofia, de Marilena Chaui, além de outras referências bibliográficas indicadas.
3.O trabalho prática será desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde que farão uma busca ativa (em todo município) por indivíduos que detenham estes saberes populares.
4. Cada caso será analisado individualmente para verificar se é seguro e não oferece riscos para a saúde. O princípio que deverá nortear este projeto será: “primum non nocere”, este aforisma de Hipócrates significa: “antes de tudo não causar dano”.
O QUE PRETENDEMOS FAZER COM OS RESULTADOS:
Ao final do projeto todas estas práticas serão agrupadas e os indivíduos convidados a apresentar e a ensinar as suas técnicas em work-shops. Os work-shpos terão ampla divulgação entre a população do município, que será convidada a participar, a aprender e a colocar em prática estes conhecimentos.
Obs:
Este projeto foi contemplado pelo PET-Saúde 2010. Palavras-chave: Humanização, Humanísmo, Educação Médica |