9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:149-1



149-1Empowerment e a experiência de um programa de desenvolvimento local realizado por Hortênsia de Hollanda e sua equipe: as Equipes Familiares de Varjão e Mandacarú, João Pessoa – Paraíba, década de 1950.
Autores:Maria Cecília Pinto Diniz (CPQRR/FIOCRUZ - Centro de Pesquisas René Rachou/ Fiocruz) ; Virgínia Torres Schall (CPQRR/FIOCRUZ - Centro de Pesquisas René Rachou/ Fiocruz)

Resumo

O estudo apresenta uma experiência exemplar de controle da esquistossomose, realizada por Hortênsia de Hollanda, enquanto chefe da Seção de Educação Sanitária do Departamento Nacional de Endemias Rurais, e sua equipe, na década de 1950, em dois bairros de João Pessoa, Varjão e Mandacarú. O objetivo é refletir sobre os sentidos e consequências do conceito de empowerment para projetos de saúde comprometidos com o compromisso de transformar o status quo e a produção dos sujeitos e da saúde. Ao apresentar o trabalho deselvolvido por Hollanda e sua equipe, para além de mostrar uma expressiva contribuição na área de educação em saúde, o estudo apontou como projetos podem promover o envolvimento de pessoas no processo de construção de soluções para melhoria de suas condições de vida. Percebe-se pelo programa realizado que a associação dos moradores significou a possibilidade de reconstituir laços sociais e de ajuda mútua - em um contexto no qual a possibilidade de as pessoas participarem dos processos que lhes diziam respeito como cidadãs e que influenciavam diretamente suas vidas era bastante dificultado pela insegurança e pressão causadas pela instabilidade social e econômica, reforçada pela baixa escolaridade. O sentimento de participar de uma comunidade, de se sentir importante e parte de alguma ação social foi capaz de fazer com que esses indivíduos elevassem sua auto-estima e alcançassem sua saúde. Experiências como essas, com necessárias adequações, envolvendo a participação comunitária nas atividades do Programa de Saúde da Família (PSF) podem ser um fator significativo para melhorar a confiança pessoal, a satisfação com a vida e a capacidade para enfrentar problemas, estando diretamente relacionada à construçãoo da consciência sanitária crítica e à vabilização do empoderamento/ libertação, de modo a materializar novas conquistas no plano pessoal, familiar e coletivo. Apoio financeiro: FAPEMIG, CNPq, CAPES


Palavras-chave:  empowerment, Hortênsia de Hollanda, educação em saúde