Poster (Painel)
147-1 | OS DESAFIOS E CONQUISTAS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ EM UM HOSPITAL 100% SUS | Autores: | Estella Maris Silveira Dutra (GHC 100% SUS - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO) ; Wagner Moura (GHC 100% SUS - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃOGHC 100% SUS - GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO) ; Claudete Souza Oliveira (ESCOLA MESQUITA - Escola Técnica José Cesar de Mesquita) ; Luis Ribeiro (ESCOLA MESQUITA - Escola Técnica José Cesar de Mesquita) ; Diego Monroe Kurtz (ESCOLA MESQUITA - Escola Técnica José Cesar de Mesquita) |
Resumo O problema do desemprego entre jovens se caracteriza por um ciclo vicioso, no qual aqueles com mais necessidades são os que tem menos qualificação e menos oportunidades de trabalho. Sendo assim, a promoção do trabalho decente para os jovens constitui um elemento decisivo para a diminuição da exclusão social, da erradicação da pobreza e para atingir o desenvolvimento sustentável. Para facilitar o ingresso do jovem no mundo do trabalho, foi promulgada a Lei Federal 10.097/00, conhecida como a Lei da Aprendizagem. Ela alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deu nova regulamentação à aprendizagem profissional direcionada aos adolescentes e jovens. Em 2005 o Governo Federal, através do Decreto 5598, firmou ainda mais estes compromissos com a juventude brasileira, inclusive atribuindo também resposabilidades para o setor público em relação ao programa Jovem Aprendiz. Em 2006, o Grupo Hospitalar Conceição e a Escola Técnica Mesquita passam a executar este programa, através de parceria institucional, onde já beneficiou 430 jovens, através de cursos de Assistente Administrativo, Higienização Hospitalar, Atendente de Nutrição e Dietética e Auxiliar de Manutenção.
Para participar do programa são observados na seleção, critérios de vulnerabilidades sociais, como: renda familiar, jovens vítimas ou vitizadores de violências, os fatores étnico, priorizando os afro descendentes, às questões de gênero, jovens mães e pais e jovens com defasagem de escolaridade idade/série.
Visando ações estruturadas de qualificação profissional, articuladas com a formação para a vida, valoriza conteúdos específicos da formação profissional e também conteúdos transversais de formação para o exercício da cidadania.
Assim, o Projeto contribui com o jovem, através da construção de saberes e também com questões muito objetivas, envolvendo, a geração de renda para jovens, através do pagamento de meio salário mínimo e direitos sociais como vale transporte, vale refeição, FGTS e previdência social.
O principal desafio do Programa é enraizá-lo institucionalmente, de uma forma que o mesmo possa ser incorporado como uma política pública de estado, compreendida, assimilada e potencializada pelos trabalhadores e gestores envolvidos direta e indiretamente e esteja articulado com os serviços de saúde mantidos pelo GHC. ´
Também constitui-se como desafio, manter e sensibilizar novas parcerias que dialoguem com a contratação dos jovens após o término dos cursos realizados. Palavras-chave: JUVENTUDE, CIDADANIA E MUNDO DO TRABALHO, INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS, RELAÇÕES INTERPESSOIAS |