9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:145-3



145-3Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, a mediação pedagógica na educação a distância no acompanhamento virtual dos tutores.
Autores:Marisa Teixeira Silva (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Angela Castilho Coimbra Castilho Coimbra (ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Sara Nigri Goldman (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Ana Paula Abreu Borges (MS - Ministério da Saúde) ; Suely Guimaraes Rocha (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Kellem Raquel Brandão de Oliveira (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca)

Resumo

O Ministério da Saúde(MS)e as Secretarias Estaduais e municipais de Saúde, em 2006, através do Pacto Pela Vida, assumiram a saúde da população idosa como prioridade. Dentre as ações, está a implantação de Programa de Educação Continuada na área do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde. O MS, através da Área Téc.Saúde do Idoso estabeleceu convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz com o objetivo de desenvolver estratégia de formação de profissionais na área. Face ao baixo número de profissionais especializados em geriatria e gerontologia privilegiou-se iniciar este processo nas regiões norte e nordeste junto aos profissionais da atenção básica, especialmente, os que atuam na estratégia de Saúde da Família(ESF)e em seus núcleos e na coordenação de saúde do Idoso nos estados e municípios. O curso capacita para o desenvolvimento de atividades de prevenção de perdas, manutenção e recuperação da capacidade funcional da população idosa, visando a preservação e/ou recuperação da autonomia e independência dessa população. O objetivo deste trabalho é partilhar a experiência vivenciada desde novembro de 2008 até a presente data no Curso de Aperfeiçoamento Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, com ênfase na mediação pedagógica nas salas virtuais traçando um comparativo entre os dois grupos de turmas ofertadas. O curso, construído com base em pressupostos dialógicos e construtivistas que favorecem a construção de competências profissionais no processo de formação e qualificação dos atores envolvidos no curso. O acompanhamento do processo de mediação pedagógica entre alunos e tutores realizados pelos profissionais da equipe de formação de tutores da EAD/ENSP, Orientadores de Aprendizagem e Coordenação do curso possibilita maior aproximação entre os mesmos, melhora a capacidade de comunicação, aperfeiçoa as atividades desenvolvidas no programa que caracterizam a mediação nos ambientes virtuais de aprendizagem. Com base na experiência vivenciada com o primeiro grupo identificamos os principais desafios da modalidade:a dificuldade de acesso dos alunos à internet e a não dispensa dos chefes para os alunos, o que interfere na adesão ao curso e no processo pedagógico. Verificamos uma atuação mais homogênea e imediata dos profissionais neste acompanhamento no segundo grupo de turmas oferece maior segurança aos tutores nas suas atividades junto aos alunos contribuindo para maior adesão ao curso.


Palavras-chave:  Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, educação a distância, acompanhamento virtual dos tutores