9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:145-2



145-2Gestão em Saúde – a educação à distância rompendo barreiras de acesso promovendo mudanças na gestão local para o fortalecimento SUS
Autores:Clayre Maria Bomfim Lopes (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Marisa Teixeira Silva (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Mirna Teixeira (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Tereza Cristina Ramos Paiva (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) ; Vanessa Costa E Silva (EAD ENSP FIOCRUZ - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca)

Resumo

A dificuldade de acesso à qualificação dos profissionais de saúde nesse imenso Brasil é de conhecimento de todos,essa realidade está sendo enfrentada com a oferta do curso de Especialização: Gestão em Saúde na modalidade de Educação à distância(EAD)da Escola Nacional de Saúde Publica da Fiocruz desde 2008. Esse curso é fruto de uma inovadora ação interinstitucional entre o MS e o MEC, por meio da Universidade Aberta do Brasil. Objetiva qualificação dos profissionais de saúde e docentes inseridos em práticas educativas e gerenciais de saúde para garantir impacto no funcionamento dos serviços e gestão local do SUS. A proposta do curso é a articulação entre conhecimentos,métodos,técnicas com situações-problemas numa realidade local se materializou através da elaboração de projeto de intervenção no campo da gestão da atenção à saúde, requisito obrigatório para a conclusão do curso, que foi construído com base nos conceitos e reflexões dos temas das Unidades de Aprendizagem,que proporcionaram conhecimentos fundamentais para a compreensão crítica dos conteúdos abordados. A UA Metodologia de Pesquisa Aplicada a Gestão em Saúde buscou aproximar o aporte teórico e metodológico para a assimilação de conceitos e a qualificação no uso de técnicas básicas de estudo e pesquisa, suscitando a reflexão sobre o processo de trabalho. O aluno, dialogando com o tutor,foi construindo, ao longo do curso, seu projeto de intervenção, um trabalho institucional e coletivo para uma prática profissional qualificada. Os projetos de intervenção relacionaram-se, em sua maioria, a dois tipos de pesquisa: pesquisa aplicada e pesquisa intervencionista, com adoção de instrumentos do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Foram defendidos 307 TCCs por diferentes categorias profissionais de saúde de municípios de pequeno e médio porte,de diversas regiões do país. Vários foram os temas abordados na área da gestão em serviços públicos de saúde: planejamento, programação e avaliação,fortalecimento e implementação de políticas e programas de saúde. O impacto dos conhecimentos adquiridos por alunos na mudança dos processos de trabalho ficou evidente, as intervenções propostas traduziram transformações da gestão local dos serviços e sistemas de saúde. A EAD permite a capilarização do conhecimento em locais de difícil acesso, é um modelo facilitador para execução dos projetos de intervenção que se revelaram como ferramentas importantes p/transformação da realidade e fortalecimento do SUS.


Palavras-chave:  Educação a distância, Gestão em Saúde, SUS