9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:142-1


Poster (Painel)
142-1INTEGRAR PELA EDUCAÇÃO: O ADMINISTRATIVO TAMBÉM ASSISTE
Autores:Maria Salette Verdi da Silva Rosane Maria Bargelesi Fritzen (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

O objetivo geral do trabalho é o de que os trabalhadores sintam-se capazes de prestar um atendimento de qualidade, respeitando princípios éticos e adotando uma postura adequada no trato ao usuário e aos profissionais da equipe de trabalho. A metodologia proposta é implementada através do método de oficinas, dentro do tema: “Se fosse eu, como gostaria de ser cuidado?”, desenvolvendo o conceito do “aprender fazendo”, aplicando técnicas de comunicação que possibilitem um entendimento da posição do outro no fluxo do processo de trabalho, e simulando a inversão de papéis entre a assistência e o administrativo, que vem contribuir com a idéia de comparar a figura da enfermagem com a do administrador, na medida em que ambos utilizam a administração do seu dia-a-dia como uma prática, “um fazer que se aprende à medida que se pratica” , como uma espécie de talento natural, defendendo principalmente o ponto de vista de que a capacidade técnica deve se aliar a vários fatores que compõem as áreas da administração, tais como, a organização, o planejamento, a estratégia e a gestão dos seus processos de trabalho.O administrador, nesta conjuntura, passa a desempenhar o papel da atividade meio e a enfermagem, vista dentro do hospital como uma classe “dominante” e “autogerenciada”, que controla e opera o atendimento final ao usuário. Todavia, grande parte das instituições hospitalares ainda está estruturada sob a forma de organizações verticais, onde existe uma divisão entre funções técnicas e administrativas, percebe-se que ainda há uma nítida separação entre cada membro da equipe de trabalho, onde cada um se ocupa apenas com suas tarefas, e há pouca preocupação com a integração das várias atividades assistenciais (pouca “lateralidade”). Dessa forma, acreditamos que é de fundamental importância, implantar ações dirigidas à formação dos profissionais de saúde, é preciso propiciar espaços de discussão, análise e reflexão das práticas assistenciais no cotidiano de trabalho, levando em consideração as diretrizes e princípios que norteiam o SUS.


Palavras-chave:  Educação, Integrar, Práticas assistenciais