9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:136-1


Poster (Painel)
136-1Uma prática de saúde em Manguinhos: atividades recreativas com crianças e jovens para a promoção da atividade física e alimentação saudável
Autores:Rosa Maria da Rocha (ENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCAENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCAENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCAENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA) ; Denise Cavalcanti Barros (ENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA) ; Roberta Matos Nunes (ENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA) ; Ana Lucia Ana Lucia Fittipaldi (ENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA) ; Patrícia Steinhauser Gregg (ENSP/FIOCRUZ - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA)

Resumo

Sabe-se que recreação/jogos trabalha com ludicidade e também se constitui como atividade física. Esta contribui para saúde quando desenvolvida em conjunto com ações de promoção da alimentação saudável. Crianças que praticam atividades físicas regularmente e fazem alimentação adequada, têm menos excesso de peso, melhor desempenho cardiovascular, diminuem incidência de doenças respiratórias, além de apresentarem maior densidade óssea. Esses efeitos são transferidos à vida adulta, e as doenças crônicas da vida adulta têm suas raízes na infância. Estudos indicam que crianças/adolescentes que se mantêm fisicamente ativos e fazem nutrição adequada, apresentam probabilidade menor de se tornarem adultos sedentários e, portanto menor chance do aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Assim uma equipe multidisciplinar de um Centro de Saúde Escola, em Manguinhos/RJ, propôs ações educativas para crianças/jovens incentivando-os a recriar seu próprio estilo de vida, num programa de atividades voltadas para promoção da atividade física e alimentação saudável, em que participação foi eixo norteador. OBJETIVO: Analisar os efeitos das atividades recreativas realizadas com crianças/jovens de programas de promoção da saúde, numa unidade de atenção básica. METODOLOGIA: Estudo de natureza qualitativa, descritiva, e pesquisa participante como modo de investigação, por ser processo coletivo que permite conhecer, agir e ser experiência educativa. Buscou-se plena participação do grupo na análise de sua própria realidade, de modo a promover a participação social em benefício próprio, delineando as atividades educativas de investigação e ação social. Participaram 15 crianças de 6 a 14 anos de idade, 2 encontros mensais de 3h cada, durante o período de 8 meses. As atividades foram jogos de correr, pular, saltar, desenhar, adivinhar, memória, e preparo do lanche com alimentos advindos de doações. RESULTADOS: Os resultados iniciais mostraram que atividades recreativas podem ser realizadas em ambientes diversos e favoreceram no processo de aprender alguns conceitos; no coletivo todos puderam preparar seu alimento adequando à sua realidade; favoreceu provar alimentos que nunca sequer olhavam e também a experiência prepararem seus alimentos após os jogos se mostrou importante indicador de participação. Conclui-se que propostas dessa natureza podem ser um caminho para fazer andar a vida de crianças e jovens já que estimulam o que é essenciaL do ser, a ludicidade.


Palavras-chave:  atividades recreativas, promoção da alimentação saudável, promoçao da atividade física