9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:134-3


Poster (Painel)
134-3Análise das fichas A como metido de estimativa rápida da população do território de atuação de uma unidade de saúde de Porto Alegre
Autores:Douglas Roberto Veit (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Roberto Opitz Gomes (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Gelson Antônio Iob (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Rossanda Rad Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Introdução: A estimativa rápida é uma forma de organizar uma resposta social aos problemas de saúde de um território e de também de planejamento das ações em saúde localmente. Este método proporciona subsidiar o processo de delimitação dos espaços operacionais das equipes locais, como a área de atuação ou abrangência de uma unidade de saúde, identificar grupos populacionais com condições semelhantes de vida, considerando variáveis socioeconômicas, demográficas, identificar problemas de saúde e seus determinantes naquele território, propiciar uma interlocução entre a equipe local de saúde, a população e outros setores, buscando a construção do conhecimento necessário para identificação e análise de problemas de saúde. A USPM, de Porto Alegre, fez uso deste método para estimar rapidamente à população de seu território. Objetivo: Coletar informações atualizadas, em pouco tempo, das famílias que pertencem à área de atuação da USPM, bem como, conhecer seus principais problemas de saúde. Metodologia: O presente estudo foi exploratório, descritivo e analítico das Fichas A, um questionário aplicado pelos agentes comunitários de saúde, onde consta os nomes dos familiares da residência, problema de saúde, idade, grau de instrução, tratamento de água, quantidade de cômodos da casa e material, o que busca de atendimento quando fica doente e plano de saúde. Resultados e conclusões: O número total de habitantes da área de atuação é estimado, segundo os dados das fichas A, de 4259 indivíduos. A rua com maior número de habitantes é a mesma da unidade de saúde, rua Francisco Galeck, 589 habitantes e a de menor número é o beco 67, 5 pessoas. 55% dos habitantes são do sexo feminino e 45% são do sexo masculino. A faixa etária da população com 0-12 anos é de 546 pessoas, 13-18 anos 323, 19-59 1676 e 60 mais 280 pessoas. 98% são alfabetizados.. A doença mais prevalente é a Hipertensão com 250 casos, em segundo lugar chama a atenção o grande número de casos de Asma 196, 65 casos de diabéticos hipertensos e quarto lugar diabetes 49 casos. Com as fichas A conseguimos descobrir que o número da população que a USPM atende é inferior ao do banco de dados do serviço de saúde comunitário do GHC. Poderemos também planejar como fazer a ampliação da área de atuação da unidade, com base nestes dados, a proposta inicial é triplificar a população assistida, e também elaborar programas de saúde que contemplem as doenças mais prevalentes do território.


Palavras-chave:  Unidade de Saúde, Ficha A, Processo de trabalho