9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:134-1



134-1Educando para prevenir: oficinas temáticas na Escola Municipal Jean Piaget de Porto Alegre /RS
Autores:Roberto Opitz Gomes (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Gelson Antônio Iob (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Rossana Fernandez Rad (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Douglas Roberto Veit (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoGHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Introdução - A escola ainda é um local de promoção de saúde, distante para a maioria dos profissionais da saúde, porém a sua inserção é de grande importância para a prevenção primária de assuntos relevantes aos adolescentes como sexualidade e drogas. Uma maneira é através da realização de oficinas temáticas, compostas por equipe multiprofissional, atuando como facilitadores e contemplando a participação ativa dos participantes. Metodologia - Foram realizados 3 dias de oficinas, 1 vez por semana com abordagens distintas e diferenciadas. A 1º era chamada de caixa de pandora, 2º de 20 contra 1 e 3º mídia. Foram escolhidas 3 turmas da sétima série para participar das oficinas. Cada turma passaria por todas as oficinas em dias pré-determinados e nenhuma turma repetiria a mesma. Cada atividade tinha a duração de 2 horas. No final de cada dia era realizada uma avaliação com os participantes. Caixa de pandora – Uma semana antes de começar a oficina, foram pedidos aos alunos das 3 turmas de 7º série, que formulassem perguntas sobre sexo e drogas, sem se identificar e as colocassem numa caixa. No dia da oficina era passada uma batata entre os participantes e colocada uma música. Quando a música parasse, era sorteada uma pergunta. A pessoa contemplada (que estava com a batata) deveria responder a mesma. Os profissionais da saúde ajudavam nas dúvidas. 20 contra 1 – No início da oficina, era distribuído para cada participante um número. Após, era realizado um sorteio. Quem era sorteado tinha que responder uma pergunta, relacionada com qualidade de vida, saúde e drogas com 3 alternativas, sendo apenas uma a correta. Se acertasse o participante ganhava um doce, se errasse era fornecido o doce a platéia. Após 3 perguntas era sorteado um novo número para participar. Mídia – Apresentação de diversos vídeos sobre mídia e ilusão de ótica. Após os participantes eram divididos em grupos, de livre escolha, e construíam um cartaz com recortes de revistas, sobre as mídias e como elas podem influenciar os adolescentes. No fim os trabalhos eram apresentados a todos que participavam. Resultados e conclusões - Conforme as avaliações realizadas pelos estudantes, as oficinas foram resolutivas. Noventa por cento das avaliações consideraram as oficinas entre ótimas e boas, e em todas as avaliações foi sugerido a ampliação das atividades para todas as turmas da escola no ano de 2010.


Palavras-chave:  Educação, adolescentes, drogas