<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:132-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">132-1</td><td><b>ESTRATGIAS DE ENSINO E UTILIZAO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERINCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Agnes Ludwig Neutzling </u> (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Denise Tolfo Silveira (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Lusa Helena Machado Martinato (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Vanessa Menezes Catalan (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Devido ao sistema de sade estar em constante alterao, o ensino de enfermagem enfrenta muitos desafios. Com a evoluo da tecnologia digital, educadores esto cada vez mais buscando encontrar formas criativas de usar a tecnologia a fim de investir nas habilidades fundamentais para a prtica da enfermagem. Assim, facilita-se o engajamento do educando com intuito de promover o pensamento crtico e melhorar a avaliao clnica. Nesse contexto, relata-se a experincia em construo de objetos de aprendizagem digitais realizada pelo Laboratrio de Ensino Virtual da Escola de Enfermagem (LEVi-EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Criado em 2003, o LEVi-EEnf vem desenvolvendo objetos sobre as temticas tratadas no ensino de enfermagem, como sinais vitais, consulta de enfermagem, sade da mulher e farmacologia, entre outros. Esses materiais caracterizam-se por serem didticos, interativos e elaborados com emprego de recursos multimdia. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vdeo e animao por meio de <i>softwares</i> como o <i>Macromedia Flash MX</i> e CS3, alm de editores de imagens como o <i>Fireworks</i>, e de vdeos como <i>Windows Movie Maker e SketchUp</i>. Entre as vantagens dessa estratgia de ensino esto a possibilidade da reutilizao do objeto, a interoperabilidade e a durabilidade. A metodologia utilizada pela equipe para sua elaborao a <i>Problem Based Learning</i> (PBL), em que a simulao uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem de forma dinmica e interativa, visto que surge das situaes cotidianas do acadmico. Esses objetos produzidos tm sido aplicados nas disciplinas obrigatrias do curso de Enfermagem e avaliados pelos alunos, cujas crticas e sugestes so passveis de retornar ao LEVi-EEnf, o qual pode promover o aprimoramento de alguns desses materiais. A partir de sua implementao, surgiram projetos de pesquisa que investigaram o impacto desses materiais digitais no ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo com a produo de conhecimento cientfico. Acredita-se que os objetos desenvolvidos podero servir para educao permanente de profissionais de enfermagem da rede bsica de sade e/ou hospitalar. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade cientfica as experincias no que diz respeito produo de objetos de aprendizagem digitais, bem como as conquistas e os desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilizao de tecnologias alternativas no ensino.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ENFERMAGEM, EDUCAO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL</td></tr></table></tr></td></table></body></html>