Poster (Painel)
132-1 | ESTRATÉGIAS DE ENSINO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: | Agnes Ludwig Neutzling (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Denise Tolfo Silveira (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Luísa Helena Machado Martinato (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Vanessa Menezes Catalan (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) |
Resumo Devido ao sistema de saúde estar em constante alteração, o ensino de enfermagem enfrenta muitos desafios. Com a evolução da tecnologia digital, educadores estão cada vez mais buscando encontrar formas criativas de usar a tecnologia a fim de investir nas habilidades fundamentais para a prática da enfermagem. Assim, facilita-se o engajamento do educando com intuito de promover o pensamento crítico e melhorar a avaliação clínica. Nesse contexto, relata-se a experiência em construção de objetos de aprendizagem digitais realizada pelo Laboratório de Ensino Virtual da Escola de Enfermagem (LEVi-EEnf) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Criado em 2003, o LEVi-EEnf vem desenvolvendo objetos sobre as temáticas tratadas no ensino de enfermagem, como sinais vitais, consulta de enfermagem, saúde da mulher e farmacologia, entre outros. Esses materiais caracterizam-se por serem didáticos, interativos e elaborados com emprego de recursos multimídia. Os materiais digitais desenvolvidos agregam hipertexto, vídeo e animação por meio de softwares como o Macromedia Flash MX e CS3, além de editores de imagens como o Fireworks, e de vídeos como Windows Movie Maker e SketchUp. Entre as vantagens dessa estratégia de ensino estão a possibilidade da reutilização do objeto, a interoperabilidade e a durabilidade. A metodologia utilizada pela equipe para sua elaboração é a Problem Based Learning (PBL), em que a simulação é uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem de forma dinâmica e interativa, visto que surge das situações cotidianas do acadêmico. Esses objetos produzidos têm sido aplicados nas disciplinas obrigatórias do curso de Enfermagem e avaliados pelos alunos, cujas críticas e sugestões são passíveis de retornar ao LEVi-EEnf, o qual pode promover o aprimoramento de alguns desses materiais. A partir de sua implementação, surgiram projetos de pesquisa que investigaram o impacto desses materiais digitais no ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo com a produção de conhecimento científico. Acredita-se que os objetos desenvolvidos poderão servir para educação permanente de profissionais de enfermagem da rede básica de saúde e/ou hospitalar. Espera-se com esse relato compartilhar com a comunidade científica as experiências no que diz respeito à produção de objetos de aprendizagem digitais, bem como as conquistas e os desafios que permeiam esse trabalho, incentivando a utilização de tecnologias alternativas no ensino. Palavras-chave: ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL |