9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:129-2



129-2COMUNIDADE RAÍZES DA PRAIA: BUSCANDO SUPERAR A FOCALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE DE FORTALEZA.
Autores:Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA) ; Ana Ester Maria Melo Moreira (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA) ; Tiago Porto (SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA)

Resumo

Historicamente a Atenção Básica em Saúde é centrada na atuação programática, focalizada em agravos mais recorrentes no contexto popular, desprivilegiando uma atuação integral que garanta o direito universal a saúde. O presente trabalho objetiva descrever a experiência da equipe da Residência Multiprofissional de Saúde da Família e Comunidade de Fortaleza (RMSFC) inserida no território da Secretaria Executiva Regional II (SER II), junto com a Comunidade Raízes da Praia, como uma estratégia de superação do modelo de focalização hegemônico na Atenção Básica. A RMSFC consiste em um programa de pós-graduação em serviço com o objetivo de reorientar a formação dos profissionais para o contexto das classes populares e do SUS. A equipe é composta por: Assistente Social, Nutricionista e Fonoaudióloga. Foram utilizadas as metodologias participativas de pesquisa como a observação participante e pesquisa-ação, através do processo de Inserção Comunitária no Território, uma estratégia de atuação que busca compreender os elementos históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos para desenvolver um plano de atuação compartilhado a partir das principais situações limites encontradas. Sendo assim, a inserção comunitária no território, que incorpora elementos das metodologias participativas se caracteriza como um módulo teórico, bem como uma diretriz metodológica de atuação transversal a todo percurso da residência. A partir dessa estratégia aconteceu o encontro da equipe de residentes com a Comunidade Raízes da Praia. A referida comunidade é formada por sujeitos que não possuíam acesso a terra. Em julho de 2009 organizada pelo Movimento Conselhos Popular (MCP), que tem como foco de atuação a luta pelo direito a terra, ocuparam um terreno que não possuía função social. A RMSFC e a Comunidade partindo de rodas de conversa e círculos de cultura apontaram a necessidade de realização do Censo Social Comunitário (CSC) para identificar as principais situações limites da comunidade e desenvolver um plano de atuação centrado Atenção Básica Integral. O objetivo é transcender a atuação programática centrado no modelo biomédico e atuar a partir do saber das classes populares. O CSC será desenvolvido pela equipe de residentes, instituições do território e moradores sendo matriz para a construção do plano de atuação. Este trabalho tem como resultado a construção ampliada do olhar dos residentes e da comunidade sobre o trabalho em saúde.


Palavras-chave:  POLÍTICA DE SAÚDE, INSERÇÃO COMUNITÁRIA, CLASSES POPULARES