<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:128-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">128-1</td><td><b>A Residncia Integrada em Sade do Grupo Hospitalar Conceio: formando odontlogos para o SUS.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Camila Funk (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Daniel Demtrio (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; <u>Raquel Rodrigues </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Rossana Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Etiane Malacarne (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A necessidade de produzir mudanas efetivas no modelo de ateno sade no Brasil, compatveis com os novos princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS), mobiliza o debate de estratgias para implementao de polticas de formao, em nvel tcnico, de graduao e ps-graduao, que gerem esse enfrentamento. Neste sentido, a Residncia Integrada em Sade, modalidade de ps-graduao lato sensu, configura-se como uma estratgia para preencher as lacunas ainda presentes na graduao, no que se refere formao de profissionais para o SUS com perfil capaz de modificar as prticas atuais, a partir de uma nova cultura de interveno e entendimento da sade. Essa nova perspectiva do trabalho em sade impacta especialmente os ncleos profissionais ditos  duros , como a odontologia, com formao ainda fortemente vinculada a tecnologia dura e a especializao/compartimentao do saber ainda hegemnicos na graduao. Assim, percebendo as potencialidades da formao multiprofissional em sade para tal enfrentamento, em 2004, implementada no Grupo Hospitalar Conceio (GHC) a Residncia Integrada em Sade (RIS/GHC), sendo a odontologia um dos ncleos profissionais desenvolvidos na nfase Sade da Famlia e Comunidade. O programa da RIS/GHC constitui-se no trip ensino-assistncia-pesquisa e objetiva formar odontlogos qualificados s exigncias da APS/SUS, dentro de seus princpios e diretrizes, capazes trabalhar em equipe interdisciplinar, da ateno gesto, alm de fornecer subsdios para o desenvolvimento de pesquisas para o aprimoramento e qualificao do SUS. Dentre os objetivos especficos da formao temos a prtica alicerada nas concepes de humanizao e vigilncia em sade, tendo os princpios da APS como eixos orientadores. Alm disso, orienta-se a formao de cidados polticos, crticos e ativos, que busquem, em seus espaos de atuao, a construo coletiva de um projeto de sade justo e qualificado, capaz de enfrentar os problemas que acometem os usurios, trabalhadores e o prprio sistema. Este trabalho busca apresentar e discutir o programa de ensino da RIS/GHC para o ncleo da odontologia, partindo das deficincias histricas de assistncia e formao profissional na rea, contextualizadas nesta proposta de formao em servio para qualificao dos recursos humanos para o SUS. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;residncia integrada em sade, residncia multiprofissional, sistema nico de sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>