128-1 | A Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição: formando odontólogos para o SUS. | Autores: | Camila Funk (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Daniel Demétrio (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Raquel Rodrigues (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Rossana Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Etiane Malacarne (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo A necessidade de produzir mudanças efetivas no modelo de atenção à saúde no Brasil, compatíveis com os novos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mobiliza o debate de estratégias para implementação de políticas de formação, em nível técnico, de graduação e pós-graduação, que gerem esse enfrentamento.
Neste sentido, a Residência Integrada em Saúde, modalidade de pós-graduação lato sensu, configura-se como uma estratégia para preencher as lacunas ainda presentes na graduação, no que se refere à formação de profissionais para o SUS com perfil capaz de modificar as práticas atuais, a partir de uma nova cultura de intervenção e entendimento da saúde. Essa nova perspectiva do trabalho em saúde impacta especialmente os núcleos profissionais ditos “duros”, como a odontologia, com formação ainda fortemente vinculada a tecnologia dura e a especialização/compartimentação do saber ainda hegemônicos na graduação.
Assim, percebendo as potencialidades da formação multiprofissional em saúde para tal enfrentamento, em 2004, é implementada no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) a Residência Integrada em Saúde (RIS/GHC), sendo a odontologia um dos núcleos profissionais desenvolvidos na ênfase Saúde da Família e Comunidade. O programa da RIS/GHC constitui-se no tripé ensino-assistência-pesquisa e objetiva formar odontólogos qualificados às exigências da APS/SUS, dentro de seus princípios e diretrizes, capazes trabalhar em equipe interdisciplinar, da atenção à gestão, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas para o aprimoramento e qualificação do SUS. Dentre os objetivos específicos da formação temos a prática alicerçada nas concepções de humanização e vigilância em saúde, tendo os princípios da APS como eixos orientadores. Além disso, orienta-se a formação de cidadãos políticos, críticos e ativos, que busquem, em seus espaços de atuação, a construção coletiva de um projeto de saúde justo e qualificado, capaz de enfrentar os problemas que acometem os usuários, trabalhadores e o próprio sistema.
Este trabalho busca apresentar e discutir o programa de ensino da RIS/GHC para o núcleo da odontologia, partindo das deficiências históricas de assistência e formação profissional na área, contextualizadas nesta proposta de formação em serviço para qualificação dos recursos humanos para o SUS.
Palavras-chave: residência integrada em saúde, residência multiprofissional, sistema único de saúde |