9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:126-1



126-1O PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM MATO GROSSO DO SUL: A EXPERIÊNCIA DA UNA-SUS.
Autores:Vera Lucia Kodjaoglanian (FIOCRUZ - FIOCRUZ CERRADO PANTANALFIOCRUZ - FIOCRUZ CERRADO PANTANAL) ; Leika Geniole (FIOCRUZ - FIOCRUZ CERRADO PANTANALSESAU - SECRETARIA DE SAUDE DE CAMPO GRANDE) ; Adelia Delfina Motta Silva Correia (FIOCRUZ - FIOCRUZ CERRADO PANTANALSESAU - SECRETARIA DE SAUDE DE CAMPO GRANDESES-MS - SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE, MATO GROSSO DO SUL) ; Mara Lisiane Moraes (FIOCRUZ - FIOCRUZ CERRADO PANTANALSESAU - SECRETARIA DE SAUDE DE CAMPO GRANDESES-MS - SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE, MATO GROSSO DO SULUFMS - UFMS)

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família é um salto conceitual genuíno, uma transição paradigmática que vem sendo enfrentada pelos pensadores e gestores da saúde, ao aliar os princípios do Sistema Único de Saúde; com os princípios da atenção primária: atenção ao primeiro contato/acessibilidade, integralidade, longitudinalidade, coordenação, abordagem familiar, orientação comunitária, competência cultural.Assumir que a estratégia de saúde da família é uma fronteira do conhecimento, de inovação em gestão na saúde, ambiente de constante criação e adaptação de tecnologias de atenção à saúde nos ajuda a entender melhor qual deve ser o papel da Universidade Aberta. Para ter relevância social nesse campo do setor saúde, deve adaptar-se a ele, servindo de suporte, mobilizando o conhecimento acadêmico em formas flexíveis, que permitam sua adaptação e aplicação a cada uma das dezenas de milhares de micro-áreas e centenas de milhões de condições particulares dos cidadãos atendidos. O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é uma estratégia governamental para atender às necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS.Em Mato Grosso do Sul, o programa de formação em Atenção Básica em Saúde da Família na modalidade a distância propõe-se a trabalhar em parceria com a UNA-SUS, com vistas a adequar competências dos profissionais que atuam na estratégia saúde da família, de acordo com as necessidades apontadas pelo SUS no Estado de Mato Grosso do Sul.O programa será realizado através da metodologia à distância, com orientação tutorial. O cronograma prevê três entradas, sendo as duas primeiras de 400 alunos- trabalhadores e a última de 200 alunos-trabalhadores. O período mínimo de desenvolvimento, por turma, é de 18 meses e o máximo de 24 meses. Existem 5 encontros presenciais previstos para acontecer, sendo o primeiro na abertura e os demais no encerramento de cada unidade de ensino. A matriz curricular é integrada e organizada por módulos interdisciplinares, com um total de 405 horas.A concepção pedagógica do curso está fundamentada em metodologias ativas de aprendizagem, priorizando o trabalho realizado através de problemas de aprendizagem.A metodologia é a distância, sendo que, a plataforma virtual de aprendizagem utilizada é a MOODLE. Cada tutor à distância terá um grupo de 20 alunos-trabalhadores sob a sua responsabilidade. O sistema de avaliação será formativo e estará acompanhando o processo progressivo de aprendizagem.


Palavras-chave:  SAÚDE DA FAMILIA, ATENÇAÕ BÁSICA EM SAÚDE, UNA-SUS