9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:125-1



125-1Avaliação do processo de acolhimento em uma Unidade de Saúde de Atenção Primária em Porto Alegre/RS
Autores:Evelise de Souza Streck (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Luciana Longhi Ferreira (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Introdução: A Unidade de Saúde Parque dos Maias (USPM), integrante do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC/GHC), implantou em junho de 2009 o acolhimento como uma forma de modificação do processo de trabalho existente, caracterizado pelo sistema de “consultas-dia”. O acolhimento é uma ferramenta de trabalho centrada no usuário, onde este pode expressar seu problema de saúde a uma equipe de escuta qualificada. Na USPM, a equipe de acolhimento é formada por dois profissionais de diferentes áreas da saúde e um médico de referência. Após a implantação do processo, surgiu a necessidade de uma avaliação de seus resultados a fim de mensurar o modo como este está sendo conduzido. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo analisar os resultados do processo de acolhimento. Método: Foi realizada uma análise descritiva de planilhas de atendimento do acolhimento dos meses de novembro e dezembro de 2009 e janeiro de 2010 e calculado o número total de atendimentos nos três meses, a média do tempo de espera entre a chegada do usuário na unidade e o atendimento pela equipe de escuta, os turnos, dias da semana e faixa horária com maior procura por atendimento. Resultados: Nos três meses avaliados, o total de atendimentos foi de 1806, com 58,7% destes realizados no turno da manhã e 41,3% no turno da tarde. A média de tempo de espera foi de 15,4 minutos. Os dias da semana com maior procura foram Segunda e Terça – feira, sempre com maior número de usuários pela manhã. A faixa horária de maior procura pelo acolhimento foi das 8 horas às 9 horas e das 14 horas às 15 horas, horários de início de atendimento em cada turno. Conclusão: Ao analisar os dados, pode-se inferir que o início da semana e o início de cada turno acumulam um maior número de atendimentos, assim como a faixa horária com maior procura é correspondente ao horário de início das atividades do acolhimento. O acolhimento configura-se como uma boa alternativa de inversão do antigo modelo realizado na unidade, pois permite um atendimento rápido e qualificado dos problemas apresentados pelo usuário e direciona a melhor solução para estes.


Palavras-chave:  Acolhimento, resultados, Avaliação