<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:122-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">122-3</td><td><b>Avaliao do Acolhimento pelos usurios em uma Unidade de Ateno Primria em Sade - Porto Alegre/RS.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gelson Antonio Iob </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Rossana Rad Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Roberto Optiz Gomes (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterstica do problema: Aps a implantao do acolhimento na Unidade de Sade Parque dos Maias (USPM) como proposta principal de reorganizao do servio de sade, no sentido da garantia do acesso universal, resolubilidade e atendimento humanizado, fez se necessrio avaliar a satisfao do usurio. Descrio da experincia: Na sala de espera da USPM foi disponibilizada para os usurios uma urna e um instrumento de avaliao do processo de acolhimento, durante o perodo de 23 de novembro de 2009 a 04 de fevereiro de 2010. Este consistia de 3 questes que abordavam: 1) a nova forma de acesso; 2) o tempo de espera para o acolhimento; 3) os encaminhamentos realizados pelo acolhimento para atendimento das necessidades. Efeitos alcanados: Foram realizadas 172 avaliaes pelos usurios, que representam aproximadamente 12% do total de atendimentos do acolhimento no perodo. Em relao forma de acesso, 75% avaliou como timo/bom e 25% como regular/ruim. O tempo de espera foi avaliado por 54% dos usurios como timo/bom, 37% como regular/ruim e 9% no responderam. A forma de encaminhamento realizada pelas equipes do acolhimento foi avaliada por 56% dos usurios como timo/bom, 26% como regular/ruim e 18% no responderam. Recomendaes: Os resultados obtidos demonstraram para a equipe e a populao que a mudana no processo de trabalho com a implementao do acolhimento foi uma medida positiva para o acesso na Unidade de Sade. Em vista disso, esta avaliao foi considerada de extrema relevncia para verificar se a lgica do acolhimento satisfez a comunidade e melhorou a qualidade do servio de sade, sendo fundamental que ocorra continuamente. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Acolhimento, Avaliao, Satisfao do usurio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>