9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:122-1



122-1A Organização do Acolhimento em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde – Porto Alegre/RS
Autores:Gelson Antonio Iob (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Rossana Rad Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Douglas Roberto Veit (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Roberto Optiz Gomes (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Característica do problema: O serviço de saúde na Unidade de Saúde Parque dos Maias (USPM) foi reorganizado a partir da implementação do acolhimento no sentido de proporcionar acesso universal, garantir a integralidade e resolutividade das ações e um atendimento humanizado. Descrição da experiência: Na USPM o acolhimento está organizado da seguinte maneira: 1) todas as pessoas que chegam à unidade são encaminhadas para a secretaria; se a mesma possuir prontuário e solicitar atendimento por algum problema de saúde, é encaminhada ao acolhimento; 2) no acolhimento está presente uma dupla de escuta multiprofissional (podendo ser formada por enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, psicólogo, assistente social, farmacêutico e técnico de saúde bucal) que ouve o usuário, orienta e encaminha de acordo com os protocolos; 3) os protocolos foram aprovados por toda a equipe e é este instrumento que auxilia a uniformidade dos encaminhamentos de acordo com o problema relatado pelo usuário; 4) os encaminhamentos poderão ser os seguintes: a)liberar o paciente após orientação, se o problema não exigir avaliação por parte das equipes de retaguarda (enfermagem e/ou médica); b) agendar consulta médica, se o agravo não necessitar de atendimento no dia, baseado nos protocolos de atendimento; c) encaminhar para avaliação da enfermagem, se há necessidade de verificação de sinais; d) encaminhar para avaliação médica, podendo ser da forma direta ou indireta, passando antes por avaliação da enfermagem; e) encaminhamento para outros profissionais (odontólogo, psicólogo, assistente social e farmacêutico), mediante agendamento ou urgência de acordo com a gravidade da situação; 5) O acolhimento está servindo também como uma importante ferramenta de orientação e educação em saúde para a autonomia dos sujeitos, além de divulgar e incentivar os usuários a participarem dos grupos de educação em saúde e identificar faltosos nos programas de vacinação e saúde da mulher (atraso do exame citopatológico). Efeitos alcançados: A partir do acolhimento foi possível reorganizar o processo de trabalho da demanda diária da USPM e humanizar o acesso mediante a escuta dos usuários e extinção das filas na madrugada. Recomendações: Avaliação contínua pelos usuários e pela equipe é fundamental para a modificação gradativa desta forma de acesso buscando sempre o melhor para o usuário.


Palavras-chave:  Acolhimento, Processo de trabalho, Facilidade no acesso