<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:122-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">122-1</td><td><b>A Organizao do Acolhimento em uma Unidade de Ateno Primria Sade  Porto Alegre/RS</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Gelson Antonio Iob </u> (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Rossana Rad Fernandez (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Douglas Roberto Veit (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) ; Roberto Optiz Gomes (GHC - Grupo Hospitalar Conceio) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterstica do problema: O servio de sade na Unidade de Sade Parque dos Maias (USPM) foi reorganizado a partir da implementao do acolhimento no sentido de proporcionar acesso universal, garantir a integralidade e resolutividade das aes e um atendimento humanizado. Descrio da experincia: Na USPM o acolhimento est organizado da seguinte maneira: 1) todas as pessoas que chegam unidade so encaminhadas para a secretaria; se a mesma possuir pronturio e solicitar atendimento por algum problema de sade, encaminhada ao acolhimento; 2) no acolhimento est presente uma dupla de escuta multiprofissional (podendo ser formada por enfermeiro, tcnico de enfermagem, odontlogo, psiclogo, assistente social, farmacutico e tcnico de sade bucal) que ouve o usurio, orienta e encaminha de acordo com os protocolos; 3) os protocolos foram aprovados por toda a equipe e este instrumento que auxilia a uniformidade dos encaminhamentos de acordo com o problema relatado pelo usurio; 4) os encaminhamentos podero ser os seguintes: a)liberar o paciente aps orientao, se o problema no exigir avaliao por parte das equipes de retaguarda (enfermagem e/ou mdica); b) agendar consulta mdica, se o agravo no necessitar de atendimento no dia, baseado nos protocolos de atendimento; c) encaminhar para avaliao da enfermagem, se h necessidade de verificao de sinais; d) encaminhar para avaliao mdica, podendo ser da forma direta ou indireta, passando antes por avaliao da enfermagem; e) encaminhamento para outros profissionais (odontlogo, psiclogo, assistente social e farmacutico), mediante agendamento ou urgncia de acordo com a gravidade da situao; 5) O acolhimento est servindo tambm como uma importante ferramenta de orientao e educao em sade para a autonomia dos sujeitos, alm de divulgar e incentivar os usurios a participarem dos grupos de educao em sade e identificar faltosos nos programas de vacinao e sade da mulher (atraso do exame citopatolgico). Efeitos alcanados: A partir do acolhimento foi possvel reorganizar o processo de trabalho da demanda diria da USPM e humanizar o acesso mediante a escuta dos usurios e extino das filas na madrugada. Recomendaes: Avaliao contnua pelos usurios e pela equipe fundamental para a modificao gradativa desta forma de acesso buscando sempre o melhor para o usurio.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Acolhimento, Processo de trabalho, Facilidade no acesso</td></tr></table></tr></td></table></body></html>