Poster (Painel)
121-1 | Experiência de docência no curso de Auxiliar de Saúde Bucal da ETSUS/RS | Autores: | Monica Franciosi Hermann (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Susiane Möller Dias (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) |
Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de duas cirurgiãs-dentistas residentes do primeiro ano da Residência Integrada em Saúde Coletiva com ênfase em Atenção Básica da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, em atividade de docência no curso de qualificação técnica de Auxiliar de Saúde Bucal da Escola Técnica do SUS do Estado do Rio Grande do Sul durante o ano de 2009. Esta atividade de docência fez parte da carga horária obrigatória da Residência e nela, era necessário a elaboração de aulas com conteúdos pré-determinados. Nunca havíamos tido experiência em docência em um curso de nível de qualificação técnica e isto nos somou enquanto profissionais de saúde, pois percebemos a importância de se realizar um trabalho de qualidade em atividade de educação permanente em saúde. O fato dos alunos terem vindo de diversos níveis de formação e de alguns não possuírem experiência na área de saúde bucal, nos fez perceber a necessidade de elaboração de aulas com recursos áudio-visuais bastante ricos, linguagem clara e acessível aos diferentes graus de conhecimento. Este tipo de atividade nos instiga para o fato de que a formação para o Sistema Único de Saúde requer um empenho não só dos gestores, mas também dos próprios trabalhadores do Sistema. Palavras-chave: Auxiliar de Saúde Bucal, Escola Técnica do SUS, Residentes de Odontologia |