9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:118-1


Poster (Painel)
118-1ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE
Autores:Eliane Tibola (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Thiane Ristow Cardinal (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) ; Susiane Möller Dias (ESP/RS - Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul)

Resumo

A importância da alimentação saudável para a promoção da saúde, sobre tudo dos organismos jovens, em fase de desenvolvimento é fato incontestável, sendo a educação nutricional uma ferramenta importante. Devido à amplitude que envolve a questão alimentar e nutricional esta deve ser tratada coletiva e interdisciplinarmente, não se reduzindo a ações individuais. Neste contexto, a escola torna-se um importante espaço para o desenvolvimento de atividades de educação em saúde. O objetivo deste trabalho foi desenvolver ações de educação nutricional em uma escola estadual de ensino fundamental no bairro Partenon, Porto Alegre, RS. Participaram das atividades alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. Foram realizadas atividades lúdicas com o tema: “O que é alimentação saudável?”. Inicialmente as crianças desenhavam ou escreviam sobre o tema e então eram desenvolvidas as atividades pelas residentes dos núcleos de Nutrição, Enfermagem, Odontologia e Serviço Social, lotadas em uma unidade de saúde que tem a escola em sua área de abrangência. Ao solicitar às crianças que desenhassem ou escrevessem sobre o tema, pode-se verificar que elas já tinham algum conhecimento sobre alimentação saudável. Observou-se que diferenciavam carnes vermelhas e brancas, demonstravam os malefícios das frituras, a importância das frutas, verduras e vegetais e valorizavam o arroz e o feijão como base da alimentação. Por outro lado, ignoravam a ingestão de líquidos, doces e a distribuição das refeições. Outro ponto identificado foi o consumo de alimentos que elas mesmas consideravam ‘não saudáveis’, relatando que isso era mais fácil e gostoso. Conclui-se que, muitas vezes as informações disponíveis não são eficientes e adequadas para que haja uma mudança de comportamento alimentar. Reconhece-se ainda como indispensável uma abordagem multiprofissional familiar, de modo integrado e acolhedor, para que a alimentação seja reconhecida como parte fundamental na promoção a saúde.


Palavras-chave:  alimentação saudável, escola, promoção