<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:117-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">117-2</td><td><b>A Problematizao do Ncleo de Fisioterapia no Campo de Sade Coletiva</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Fernanda Ceclia dos Santos </u> (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Rossana Scolari (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Karen Hartmann (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Tania Maria Nunes Barbosa dos Santos (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Bruna Krawczyk (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Thas Botelho da Silva (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) ; Jos Cludio dos Santos Arajo (ESP RS - Escola de Sade Pblica do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A residncia um modelo de formao em servio de profissionais para a sade. Dentro deste modelo, a Residncia integrada em sade (RIS), da Escola de Sade Pblica-RS, se prope a formar profissionais para o sistema nico de sade (SUS) integrando a residncia mdica ao aperfeioamento especializado multiprofissional. Mtodos: Para tal finalidade so reservadas 60 horas semanais, sendo 80% de formao em servio e 20% para reflexo terica. As atividades prticas so desenvolvidas nos campos de formao - unidades bsicas de sade (UBS) e estratgia da sade da famlia (ESF) - vinculadas a secretaria municipal de sade. O modelo organizacional de cada unidade variado, sendo que a RIS preconiza a insero de, no mnimo 3 reas profissionais em cada local, de forma integrada, para dar conta de uma concepo de clnica ampliada. A carga horria para as atividades de reflexo terica so divididas em momentos de campo e ncleo. Segundo Gasto Wagner Campos (2000), tanto o ncleo quanto o campo seriam, pois, mutantes e se interinfluenciariam, no sendo possvel detectar-se limites precisos entre um e outro. Diante esta linha tnue que separa campo e ncleo, questiona-se como construir as atividades de reflexo terica consideradas especificamente de ncleo. Resultados: Segundo a Poltica Nacional de Humanizao (2006), a clnica ampliada um trabalho clnico que visa ao sujeito e doena, famlia e ao contexto, tendo como objetivo produzir sade e aumentar a autonomia do sujeito, da famlia e da comunidade. Sendo a fundamentao da ateno bsica uma concepo ampliada de sade, percebe-se que fica difcil estabelecer as atividades de reflexo terica de ncleo na RIS-ESP. Concluso: A proposta da RIS como uma formao de ensino em servio de vanguarda pois transcende a fragmentao dos profissionais e do conhecimento. Porm, existe uma distncia da proposta e da realidade da formao j que a nova forma de compreender a dimenso da sade ainda um fator que retarda o processo.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Fisioterapia, Sade Coletiva, Residncia Multiprofissional</td></tr></table></tr></td></table></body></html>