9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:116-1



116-1PROJETO DE INTERVENÇÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL NO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) DE GALÓPOLIS – CAXIAS DO SUL-RS
Autores:Eliane Lipreri (UCS - Universidade de Caxias do SUl) ; Fabíola Maria Barbosa Argenta (UCS - Universidade de Caxias do SUl) ; Luci Maria Buffon (UCS - Universidade de Caxias do SUl)

Resumo

A gestão participativa no âmbito das políticas públicas da saúde, quer dizer controle social, que possui papel de expressão, representação e participação da população. Este tem como um dos requisitos essenciais o estabelecimento de relações entre Estado e sociedade por meio de canais democráticos de participação social, através dos Conselhos e Conferências de Saúde. Sabe-se que os Conselhos Locais de Saúde são instâncias deliberativas com grande poder decisório junto ao Conselho Municipal de Saúde. Nesse espaço a população consegue reivindicar mudanças no campo da saúde dentro do seu território residencial. Este projeto pretende analisar a participação popular em um Conselho Local de Saúde (CLS). Para isso, ele foi implantado como projeto-piloto no CLS da ESF de Galópolis – Caxias do Sul –RS, visando interagir com a população local, identificando os motivos da baixa participação no conselho local de saúde, verificando qual é o conhecimento que a população possui sobre o propósito do mesmo, fortalecendo-o e estimulando a participação da população, através da realização de atividades educativas e de mobilização comunitária. Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado através de questionário semi-estruturado com perguntas abertas e fechadas de respostas simples sobre CLS, para moradores com idade acima de 18 anos pertencentes à área de abrangência da ESF de Galópolis. A partir dos dados levantados, foi realizada a análise estatística descritiva com distribuição das freqüências e das variáveis abordadas. Concluiu-se que a maioria das pessoas que participaram do estudo não sabia qual a finalidade do CLS, com isso o grupo elaborou propostas de intervenção com o intuito de estimular a participação dos usuários no CLS. No tocante a divulgação, entregou-se material informativo; divulgou-se as reuniões do CLS através de convites às lideranças comunitárias; elaborou-se cartazes sobre o CLS; Na seqüência, foi proposta uma atividade educativa a ser realizada em quatro encontros (semanais) visando à discussão de temas como: aspectos históricos do SUS, legislação, controle social e políticas públicas em saúde. Os Conselheiros concordaram e a capacitação está em andamento.


Palavras-chave:  Controle Social, Conselhos Locais de Saúde, Sistema Único de Saúde