Poster (Painel)
113-2 | CURSO PARA CUIDADORES DE IDOSOS: PET-SAÚDE ENFERMAGEM PROMOVENDO O CUIDADO NA COMUNIDADE DE BELÉM VELHO. | Autores: | Priscila Tadei Nakata (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Kellyn Rocha Vargas (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Lenice Ines Koltermann (PSF N°S° DE BELÉM - PSF NOSSA SENHORA DE BELÉMPSF N°S° DE BELÉM - PSF NOSSA SENHORA DE BELÉMPSF N°S° DE BELÉM - PSF NOSSA SENHORA DE BELÉM) |
Resumo RELATO DE EXPERIÊNCIA
Esse trabalho tem por finalidade relatar a experiência de alunas do curso de enfermagem da UFRGS,monitoras do PET, na organização e desenvolvimento de um curso para capacitar cuidadores de idosos. O PET é um programa do Ministério da Saúde que visa fomentar a integração ensino-serviço-comunidade na construção da saúde.
OBJETIVO DO CURSO
O curso tem por objetivo capacitar cuidadores formais e informais de idosos para que possam desenvolver a assistência de uma forma mais efetiva e melhorar a qualidade de vida da população idosa atendida pelo Programa Saúde da família.
METODOLOGIA
O curso se desenvolverá no PSF N°S° de Belém, pertencente ao distrito sanitário Glória/Cruzeiro/Cristal, no qual o PET desenvolve as suas atividades. O público alvo são os cuidadores de idosos atendidos pelos PSF, que serão selecionados por meio de visitas domiciliares junto com os agente comunitários de saúde. A programação e atividades do curso serão realizadas em 5 encontros educativos e contarão com a participação de toda a equipe de saúde. Nesses encontros serão tratados assuntos referentes à saúde do idoso como: estatuto do idoso, principais problemas de saúde na velhice,cuidados de enfermagem, saúde mental, nutrição entre outros.Serão tratadas também questões relativas à qualidade de vida do cuidador.
Os recursos didáticos para ministrar os conteúdos serão: palestras, aulas expositivas dialogadas, oficinas e dramatizações.
No final do curso aplicaremos um questionário para que os participantes possam avaliar o aprendizado adquirido com as atividades desenvolvidas.
O PET-SAÚDE possibilita que ensino-serviço-comunidade atuem juntos na construção da saúde nos serviços da rede de atenção básica, proporcionando assim a realização de projetos que visem a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população atendida pelo Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: CUIDADO, IDOSO, ATENÇÃO |