Poster (Painel)
113-1 | PET-SAÚDE ENFERMAGEM:ATUANDO NA CONSTRUÇÃO DA SAÚDE | Autores: | Priscila Tadei Nakata (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Kellyn Rocha Vargas (UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULUFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL) ; Lenice Ines Koltermann (PSF - PSF N° S ° de BELÉMPSF - PSF N° S ° de BELÉM) |
Resumo INTRODUÇÃO
o PET-SAÚDE é um programa do Ministério da saúde(MS)destinado a fomentar a integração ensino-serviço-comunidade para fortalecer a Atenção Básica em Saúde que atua no Programa de Saúde da Família(PSF).O PSF é uma estratégia do MS para organizar a assistência na Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS,nesse serviço se realizam dentre outras atividades o cuidado da mulher.
O MS elaborou a Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher que promove a saúde por meio de implementação de ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis(DSTs) e do cãncer do colo uterino,de melhorias na assistência obstétrica com o pré-natal e o planejamento familiar e de campanhas de combate a violência contra a mulher.
OBJETIVO
Com o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir riscos à saude realizamos um mutirão de saúde em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
METODOLOGIA
O evento foi organizado pelas monitoras do PET do curso de enfermagem da UFRGS no dia 08 de março de 2010, no PSF N°S° de Belém.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
As atividades desenvolvidas foram oficina nutricional com preparo de sucos que agem como coadjuvantes no tratamento da menopausa; verificação da pressão arterial e teste de glicose para detectar pacientes com pré-disposição a desenvolver diabetes e hipertensão arterial; realização de palestra sobre como prevenir as DSTs;apresentação de um vídeo sobre a violência contra a mulher;realização da coleta de exame citopatológico para prevenção do câncer de colo uterino. As participantes tiveram, também, a oportunidade de realizar consultas jurídicas, maquiagens e sessões de massoterapia e reike. As ações de saúde realizadas nesse evento contribuem para promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da mulher.
CONCLUSÃO
O Sistema Único de Saúde está orientado para a atenção integral à saúde da mulher e trabalha em rede com a sociedade que exige que o planejamento das açõe seja condizente com a necessidade de cada população nos diferentes territórios assistidos pelos PSFs.
O PET proporciona a inserção do aluno de graduação precocemente no serviço de saúde, possibilitando uma reflexão sobre o aprendizado acadêmico e a realidade da saúde pública. O produto dessa interação contribui para orientar as novas diretrizes curriculares do ensino superior, que está direcionada a preparar melhores profissionais para atuar na rede de atenção básica do SUS.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO, PSF, SAÚDE |