110-1 | VILA NA TRILHA: PROMOÇÃO À SAÚDE POR MEIO DA CULTURA POPULAR | Autores: | Thaís Alessa Leite (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Eliana Dable de Mello (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Marcelo de Paula Gomes (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) |
Resumo Introdução: A Vila Jardim, bairro onde se localiza a Unidade de Saúde (US) SESC, é uma região marcada por irregularidades em sua ocupação, famílias em situação de pobreza e tráfico de drogas. Visando alterar essa conjuntura e promover ações de saúde às pessoas em vulnerabilidade social é que se desenvolveu o projeto “Vila na Trilha”. Essa proposta foi selecionada como um dos 18 Pontos de Cultura de Porto Alegre, uma parceria do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Cultura (MinC) para impulsionar ações existentes nas comunidades para a qualificação dos processos de promoção à saúde.
Objetivo: Proporcionar a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, oficinas educacionais tendo como temas transversais a transmissão do saber popular, saúde e respeito ao meio ambiente.
Metodologia: Serão organizadas oficinas culturais, com a contratação de oficineiros, a partir de verba destinada pelos ministérios para efetivação do projeto. A diversidade das oficinas abrange todas as faixas etárias e potencializa atividades que já eram desenvolvidas na comunidade ou que estavam estagnadas por falta de recursos. Dentre as oficinas destacam-se o Hip Hop, artesanato, costura, customização, informática e panificação. A Unidade de Saúde poderá indicar pacientes para a realização das oficinas como terapêutica complementar ao acompanhamento que vem sendo feito na US.
Resultados: A oficina de Hip Hop foi a primeira a disponibilizar vagas, visto que já era desenvolvida anteriormente ao projeto. Esta atividade absorve crianças e adolescentes e possibilita a seus participantes um novo olhar sobre a própria existência como ser criativo, espontâneo, musical, para além da realidade hostil que têm que enfrentar cotidianamente. Aguarda-se o início das demais oficinas para que um maior número de pessoas da comunidade sejam contempladas e que inclusive seja possível gerar renda por meio da produção dessas atividades.
Conclusões: O Ponto de Cultura “Vila na Trilha” apresenta-se como projeto estratégico da US SESC para impulsionar ações já existentes na comunidade que contribuam positivamente na atual conjuntura do bairro e que potencialize os processos de promoção à saúde, o controle social e o acesso da população à cultura.
Palavras-chave: Cultura popular, Promoção à saúde, Vulnerabilidade |