9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:109-1



109-1Desenvolvimento de um jogo educativo de multimídia interativa para o ensino dos transtornos de personalidade.
Autores:Camila Souza de Almeida (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Ana Luiza Marques Carneiro (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Cíntia Braga Silva Pereira (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei) ; Nadja Cristiane Lappann Botti (UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei)

Resumo

Modelos pedagógicos tradicionais são predominantes no ensino de cursos da área de saúde, em especial no campo da Saúde Mental. Tal prática compromete a eficácia do processo ensino-aprendizagem. A partir disto, visando à construção de um jogo educativo em saúde mental, do tipo "quiz", foi realizado levantamento dos aspectos caricaturais dos personagens do universo infantil para o ensino dos transtornos de personalidade. Os transtornos, segundo o DSM –IV- TR, encontram-se categorizados em três agrupamentos. O Agrupamento A refere-se aos indivíduos excêntricos ou “esquisitos”; o Agrupamento B, aos dramáticos e emotivos; e o Agrupamento C, aos ansiosos e medrosos. O percurso metodológico para a criação do jogo educativo foi realizado em três etapas. A primeira refere-se à identificação de histórias e filmes infantis com a análise dos respectivos personagens. Os personagens com transtornos de personalidade figuram em dez histórias ou filmes infantis, a saber: Peter-pan, Alice no País das Maravilhas, A Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, O Patinho Feio, Shrek, A Turma da Mônica, A Turma do Mickey, Ducktales e Pica Pau. A identificação dos transtornos de dezessete personagens foi feita segundo o DSM –IV- TR. A segunda etapa consistiu na elaboração de banco de perguntas com três níveis crescentes de dificuldade para cada personagem e construção de banco de imagens e textos. Na terceira etapa foram utilizados os recursos do Microsoft PowerPoint do Office 2007, como botões de ação, som e hiperlink. Nesta etapa foram utilizados como critério em relação à interface: facilidade de navegação, criatividade do design das telas, estética, funcionalidade e clareza da apresentação das perguntas e informações. Em relação aos critérios pedagógicos do jogo foram utilizados os seguintes itens: filosofia pedagógica construtivista, validade instrumental concreta, papel do professor como agente facilitador e aprendizagem a partir do erro. O jogo educativo desenvolvido apresenta 125 slides com duração de aproximadamente 25 minutos para cada nível. Cada nível contém os perfis dos personagens, sinopse das histórias ou perfil epidemiológico dos transtornos. Identifica-se no desenvolvimento deste jogo tecnologia de multimídia de alta instrução, integrando recursos de texto, som e imagem a partir de histórias e filmes do universo infantil com expressivo fator motivacional para aprendizagem dos transtornos de personalidade para os cursos de graduação da área de saúde.


Palavras-chave:  tecnologia de ensino, psicopatologia, personalidade