<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:109-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">109-1</td><td><b>Desenvolvimento de um jogo educativo de multimdia interativa para o ensino dos transtornos de personalidade.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Camila Souza de Almeida </u> (UFSJ - Universidade Federal de So Joo Del Rei) ; Ana Luiza Marques Carneiro (UFSJ - Universidade Federal de So Joo Del Rei) ; Cntia Braga Silva Pereira (UFSJ - Universidade Federal de So Joo Del Rei) ; Nadja Cristiane Lappann Botti (UFSJ - Universidade Federal de So Joo Del Rei) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Modelos pedaggicos tradicionais so predominantes no ensino de cursos da rea de sade, em especial no campo da Sade Mental. Tal prtica compromete a eficcia do processo ensino-aprendizagem. A partir disto, visando construo de um jogo educativo em sade mental, do tipo "quiz", foi realizado levantamento dos aspectos caricaturais dos personagens do universo infantil para o ensino dos transtornos de personalidade. Os transtornos, segundo o DSM  IV- TR, encontram-se categorizados em trs agrupamentos. O Agrupamento A refere-se aos indivduos excntricos ou  esquisitos ; o Agrupamento B, aos dramticos e emotivos; e o Agrupamento C, aos ansiosos e medrosos. O percurso metodolgico para a criao do jogo educativo foi realizado em trs etapas. A primeira refere-se identificao de histrias e filmes infantis com a anlise dos respectivos personagens. Os personagens com transtornos de personalidade figuram em dez histrias ou filmes infantis, a saber: Peter-pan, Alice no Pas das Maravilhas, A Branca de Neve e os Sete Anes, A Bela e a Fera, O Patinho Feio, Shrek, A Turma da Mnica, A Turma do Mickey, Ducktales e Pica Pau. A identificao dos transtornos de dezessete personagens foi feita segundo o DSM  IV- TR. A segunda etapa consistiu na elaborao de banco de perguntas com trs nveis crescentes de dificuldade para cada personagem e construo de banco de imagens e textos. Na terceira etapa foram utilizados os recursos do Microsoft PowerPoint do Office 2007, como botes de ao, som e hiperlink. Nesta etapa foram utilizados como critrio em relao interface: facilidade de navegao, criatividade do design das telas, esttica, funcionalidade e clareza da apresentao das perguntas e informaes. Em relao aos critrios pedaggicos do jogo foram utilizados os seguintes itens: filosofia pedaggica construtivista, validade instrumental concreta, papel do professor como agente facilitador e aprendizagem a partir do erro. O jogo educativo desenvolvido apresenta 125 slides com durao de aproximadamente 25 minutos para cada nvel. Cada nvel contm os perfis dos personagens, sinopse das histrias ou perfil epidemiolgico dos transtornos. Identifica-se no desenvolvimento deste jogo tecnologia de multimdia de alta instruo, integrando recursos de texto, som e imagem a partir de histrias e filmes do universo infantil com expressivo fator motivacional para aprendizagem dos transtornos de personalidade para os cursos de graduao da rea de sade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;tecnologia de ensino, psicopatologia, personalidade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>