9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:107-1



107-1Colegiado Interno de Gestão - CIG - Uma experiência de Gestão Democrática, Participativa e Integrada nas Regionais de Saúde do Ceará.
Autores:Mariluce Dantas Soares Dantas (SESA - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ) ; Ana Marcia de Almeida Rodrigues Dantas Rodrigues (SESA - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ) ; Nágela Maria dos Reis Norões Norões (SESA - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ) ; Simary Barreira Cunha Ribeiro Ribeiro (SESA - SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ)

Resumo

O sentido político da gestão democrática está contido no fato de que ela se constitui num processo de administrar através da socialização de decisões e da divisão de responsabilidades, que devem estar voltados para os reais interesses da instituição, tendo como princípios fundamentais a missão, os valores e a visão de futuro, afastando o perigo das decisões centralizadas. A Gestão Colegiada foi a metodologia construída nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde do Ceará–CRES, esta forma de trabalho institui ao mesmo tempo o direito e o dever de participação aos membro que compõem a equipe.O processo de gestão democrática só é possível partindo do princípio de que é importante um relacionamento mais participativo, que respeite as diversidades, busque o consenso na solução dos conflitos, o compromisso e as responsabilidades compartilhadas. Essas ações requerem antes de tudo mudanças de comportamento dos diversos atores envolvidos no processo por meio da participação coletiva, eliminando o espírito individualista, corporativo e competitivo que teimam em existir no interior das instituições.O objetivo é viabilizar um método de gestão democrática capaz de propiciar o comprometimento dos funcionários, estabelecendo procedimentos institucionais adequados à igualdade de participação de todos; articulando interesses coletivos de forma a melhorar a qualidade do trabalho e o clima organizacional interno e externo, utilizando a comunicação clara e aberta entre gestores e servidores. A metodologia diária de trabalho nas CRES se dá através de 05 Grupos de Trabalho–G.T’s:Atenção à Saúde,Vigilância à Saúde;Gestão Estratégica,Participativa e Controle Social do SUS;Recursos Humanos e Apoio Logístico.O Colegiado Interno de Gestão/CIG é formado pelos 03 gestores e 01 representante de cada G.T. utiliza um Plano de Ação construído de modo participativo e integrado em consonância com o Planejamento Estratégico da SESA, como mecanismo para desenvolvimento dos processos diários de trabalho. Como resultados desta forma inovadora de administrar, ressalta-se o impacto melhorando consideravelmente a integração da equipe refletindo positivamente na ambiência interna e externa, pois o CIG estimula o espírito de equipe, favorece o compartilhamento de problemas e soluções criando maior suporte de gestão.Conclui-se que a gestão democrática permite que todos participem de maneira integrada e articulada, formando uma equipe mais harmoniosa, produtiva e comprometida com a missão da instituição.


Palavras-chave:  Colegiado Interno de Gestão, Gestão Colegiada, CIG