9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:106-4



106-4Forum Estadual Permanente da atenção Básica no Rio de janeiro:uma estratégia participativa e dialógica na gestão e na educação permanente
Autores:Adriana Brant (SESDEC RJ - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil rj) ; Monica Marrissy Martins Almeida (SESDEC RJ - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil rj) ; Andrea Cristina de Farias Mello (SESDEC RJ - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil rj) ; Renato Gloria de Castro (SESDEC RJ - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil rj) ; Graciela Esther Pagliaro (SESDEC RJ - Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil rj)

Resumo

A Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SESDEC-RJ) por meio de gestores e técnicos da Superintendência de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa (SABEG) vem buscando renovar os processos de gestão quanto ao papel de apoiar regionalmente o desenvolvimento e fortalecimento da Atenção Básica (AB) nos municípios e promover a formação desses trabalhadores na perspectiva da Educação Permanente (EP). Foi feito um levantamento de necessidades e demandas nos municípios caracterizadas pelo conhecimento insuficiente sobre a operacionalização e financiamento e sobre as políticas e portarias ; necessidade de formação de redes regionais e de troca de experiências, entre outras. Internamente identificou-se ainda a necessidade de integração e a caracterização de uma identidade política, sobre bases de co-responsabilidade e integração de ações. Como estratégia inovadora para enfrentar essas dificuldades e atender todas as demandas, criou-se o Fórum Estadual Permanente de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa, mensal, com duração de um dia, agregando coordenadores e trabalhadores das equipes de Saúde da Família. Os temas abordados são escolhidos com base nas avaliações e relatos dos participantes. A metodologia utilizada é participativa e dialógica, com foco na construção coletiva do conhecimento, com valorização de todos os aspectos subjetivos envolvidos. Apesar das distâncias a freqüência de participantes tem se mantido muito boa (média de 150 pessoas e de 65% dos municípios). Essa experiência de trabalho em equipe considerada democrática e dialógica vem fortalecendo a equipe de gestores, técnicos e apoiadores da SABEG e permitindo a construção de um sentido de identidade e pertencimento à proposta de consolidação política e operacional do SUS no Estado do Rio de Janeiro assim como, favorecendo o acesso às informações relativas ao financiamento e aos conteúdos de Educação Popular em Saúde e o aumento das possibilidades de fortalecimento dos Colegiados de Gestão Regionais (CGRs). Apesar dos resultados e expectativas positivos reconhecem-se os desafios a serem enfrentados no sentido de conseguir que esse conhecimento construído chegue aos trabalhadores que atuam na base do sistema, provocando impactos e mudanças nos processos de trabalho. As expectativas da equipe da SABEG são de que em médio prazo seja possível avançar nos processos de qualificação da AB e de consolidação da EP no estado.


Palavras-chave:  Atenção Básica, Educação Permanente, Gestão Participativa