9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:106-2



106-2Área de Educação em Saúde no Estado do Rio de Janeiro:Diagnóstico, Perspectivas e Desafios para o Fortalecimento do SUS
Autores:Graciela Esther Pagliaro (SESDEC RJ - SEcretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil RJ) ; Maria de Fátima Gonçalves Setianto (SESDEC RJ - SEcretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil RJ) ; Patrícia Ahrends Cavalcanti (SESDEC RJ - SEcretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil RJ)

Resumo

A Educação em Saúde enquanto conjunto de práticas do SUS vem se expressando através de diversos significados ao longo do tempo. Na Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro se constitui numa área que acumula mais de 30 anos de experiência e o conceito trabalhado compreende como fim da ação educativa o desenvolvimento no indivíduo e no grupo da capacidade de analisar criticamente a sua realidade, de decidir, organizar e realizar ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações; e de avaliá-las com espírito crítico. Após 1991 com a criação dos IECs (Informação, Educação e Comunicação) do Programa da Erradicação do Aedes aegypti (PEAa) a nível estadual e municipal a área no Estado se fortaleceu e desenvolveu diversas capacitações com os municípios no sentido de estruturar e apoiar a área no nível municipal. Até 2007 esta área se constituía numa Assessoria e estava vinculada à Vigilância à Saúde. A partir de 2008 vem constituindo uma das áreas da Coordenação Geral de Educação em Saúde e Gestão Participativa, mais especificamente na Divisão de Gestão Participativa e Mobilização Social. Esta modificação acarretou a desestruturação da equipe (de 8 técnicos passa-se a 3 e de 4 administrativos passa-se a 2). Em 2009, com a necessidade de estimular o desenvolvimento e as práticas educativas nos municípios e no próprio estado planejou-se o mapeamento e diagnóstico da área nas Secretarias Municipais de Saúde, como forma de se ter base para um planejamento adequado. Inicialmente trabalhou-se com um questionário com questões fechadas e abertas que foi enviado para todas equipes municipais de educação em saúde. Ao trabalhar na análise dos dados percebeu-se uma dificuldade de categorizar e até mesmo entender algumas das respostas e, como havia sido planejada realização, após este passo, oficinas regionais, optou-se por continuar nessas oficinas o diagnóstico e fazer dele um processo participativo que permitisse ter um entendimento melhor do que se buscava. O resultado foi a construção de um mapeamento da área no estado quanto à sua estrutura, sua relação com as SMSs, equipe, atividades desenvolvidas, participantes e a relação com as instâncias regionais da Educação em Saúde (CIESs e CGRs). Grandes desafios foram discutidos e pactuados durante as oficinas e entre eles podemos citar: o reconhecimento da área pela gestão, a construção de identidade comum para o Estado, a formação em Educação Popular e Saúde e agendas regionais para 2010.


Palavras-chave:  Educação, Educação em Saúde, Saúde